Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 26 Jun 2019 09:49 Rede Piauí de Notícias

Parque da Cidadania vai receber 2ª edição do MovimenThe

Evento reúne música, lazer, esporte, artesanato, gastronomia e entretenimento.


O Parque Estação Cidadania vai ser o ponto de confluência de muita música, lazer, esporte, artesanato, gastronomia e entretenimento durante a 2ª edição do MovimenThe, que acontecerá neste sábado e domingo, dias 29 e 30, a partir das 17 horas. Organizado com o envolvimento de diversos órgãos da Prefeitura de Teresina, o evento contará com uma vasta programação gratuita, a fim de atrair diversos públicos para o parque, considerado como um dos principais espaços de socialização da capital.

Com o apoio midiático do Grupo Meio de Comunicação, o MovimenThe vai contribuir, sobretudo, para despertar a sensação de pertencimento à cidade, o que inclui os espaços construídos para uso coletivo. “Além de movimentar como o próprio nome faz referência, o evento vem com a proposta de fazer com que a população se sinta pertencente à cidade, que aproprie dos espaços públicos, a exemplo do Parque da Cidadania, e ajude a preservá-los”, pontua o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), Olavo Braz.

Além da Semam, o evento conta com envolvimento da Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (Semel), de Economia Solidária (Semest), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e de Comunicação (Semcom), e Fundações Wall Ferraz (FWF) e de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC).

Durante os dois dias, a programação inclui shows musicais com artistas da nossa terra, a partir das 18 horas. No sábado, o cantor Damásio Neto comandará o palco, levando um repertório bem dançante, e no domingo a agitação ficará por conta do artista Vitor Amaral.

Outro atrativo para o público será uma feira de exposição e comercialização de peças artesanais feitas nos Centros de Produção de Teresina, que contribuirá para dar mais visibilidade para o trabalho desenvolvido pelos microempreendedores desses espaços.

Para a criançada, o evento vai oferecer serviços de artesanato infantil e pintura de rosto, atividade que será inteiramente acompanhada por profissionais, a fim de garantir o bem-estar e alegria dos pequenos.

Educação ambiental será um dos destaques

Para estreitar o contato e sensibilizar o público sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, a Semam dará destaque ao seu trabalho de educação ambiental, que será disseminada por meio da distribuição de folders informativos sobre diversas temáticas e entrega de mudas de plantas frutíferas e nativas.

“Já que o evento será promovido em contato com a natureza, é muito pertinente e necessário realizarmos esse trabalho de sensibilização sobre o meio ambiente, fazendo com que o público volte mais seu olhar para a questão ambiental, afinal, cuidar é papel de todos”, acrescenta o secretário Olavo Braz.

Atletas serão premiados durante evento

Nas atividades esportivas, os atletas amadores terão a possibilidade de formar seus times e escolher uma das nove modalidades oferecidas, a exemplo do Futebol, Fut 7, basquete, tênis de mesa, skate, passeio ciclístico, esgrima, capoeira e patins. Além disso, o atletismo será contemplado na Volta da Cidadania, com percurso de 5 km, na Avenida Miguel Rosa, tendo o parque como ponto de largada e chegada.

Os atletas que mais se destacarem em suas respectivas modalidades serão agraciados com premiações e entrega de medalhas e troféus durante o evento.

Concursos revelarão talentos da música e gastronomia

O MovimenThe também terá espaço reservado para a final do Canta Bairro, concurso de calouros que tem o objetivo de valorizar as manifestações culturais e revelar novos talentos da música local. Seis candidatos se apresentarão para o público e terão suas vozes avaliadas pelo júri técnico.

Outra iniciativa que pretende revelar talentos durante essa edição do evento é o Teresina Chef, concurso que vai reunir apaixonados por gastronomia com a missão de criar pratos temáticos incluindo ingredientes que fazem parte do cardápio dos teresinenses.

Parque da CidadaniaParque da Cidadania vai receber 2ª edição do MovimenThe. Foto: PMT



Deixe seu comentário: