Polícia Federal cumpre mandados de prisão por fraudes ao Enem no Piauí
A Operação Adinamia visa desbaratar quadrilhas que fraudam concursos no Brasil
Foi deflagrada nesta quarta-feira (08) a Operação Adinamia. Trata-se de uma articulação entre Polícia Federal e Ministério Público Federal no sentido de desbaratar quadrilhas que fraudam concursos públicos e exames do ENEM. A operação está sendo realizada no Piauí e em mais dois estados, Ceará e Paraíba.
Operação Adinamia, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Foto: A Tarde.
Diversas equipes de policiais federais estão participando da operação nos três estados. De acordo com informações da Polícia Federal, há pelo menos noventa policiais dando cumprimento aos mandados de prisão e condução coercitiva. As fraudes foram detectadas na realização de exames do Enem 2016/2017.
Está sendo realizada também a coleta de provas dos delitos cometidos. Os crimes investigados são fraudes a concursos públicos, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ao todo estão sendo cumpridos 36 mandados: 21 de busca e apreensão; 4 de prisão preventiva; e 11 de condução coercitiva.
Os acusados poderão responder pelos crimes com penas de prisão entre 1 até 10 anos de prisão, além de multas. O alvo principal dos criminosos é fraude ao curso de Medicina, onde eles cobram até R$ 90 mil para garantir a vaga de interessados na aprovação fraudulenta.
Cidades onde estão ocorrendo as prisões
* Piauí: Teresina;
* Ceará: Fortaleza, Juazeiro, Barbalha, Mauriti, Abaiara e Lavras da Mangabeira;
* Paraíba: São José de Piranhas e Cajazeiras.
Aguarde mais informações
A equipe da Rede Piauí está acompanhando as informações e a qualquer momento deveremos trazer mais novidades sobre a operação.