Piauí celebra 2° edição da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí
O encontro tem como objetivo principal mobilizar e estreitar o relacionamento entre os públicos que intermedeiam ações de leitura
Foi realiza neste sábado (18), no Auditório Noé Mendes CCHL/UFPI, a segunda edição da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí. O encontro tem como objetivo principal mobilizar e estreitar o relacionamento entre os públicos que intermedeiam ações de leitura. A Comissão Organizadora do evento é composta pelas entidades; Conade (Conselho Nacionaldos Direitos das Pessoas com Deficiência), Acep (Associação dos Cegos do Piauí), Instituto Comradio,UFPI (Universidade Federal do Piauí), CAP, CAU (Conselho de Arquitetura E Urbanismo/Pi), SEDUC(Secretária de Educação do Piauí), SEMEC (Secretaria Municipal de Educação), Semtcas (SecretariaMunicipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social) e Uespi (Universidade Estadual do Piauí).
Rede de Leitura Inclusiva do Piauí (Foto: Pedro Henrique Santiago)
No evento tiveram varias atividades, dentre elas; Rodas de conversa, apresentações artísticas, contação de historias, dentre outras.
Perla Assunção, Articuladora Nacional da Rede de Leitura Inclusa e Representante da Fundação Dorina Nowill, participa do evento pela primeira vez relata que a organização espera que sejam realizados outros eventos de inclusão, e que o encontro possa se tornar anual “Que a gente consiga levar esse evento para outros espaços, não somente no encontro da rede, mas a leitura acessível a outros lugares“ explica.
Para a Prof. Dilma Andrade, Coordenadora do núcleo de acessibilidade da UFPI, parabenizou a Rede de Leitura Inclusiva do Piauí pela iniciativa do evento e relata que o evento foi muito importante para agregar conhecimento aos participantes. “Que a leitura seja acessível a todos. Foi uma manhã de soma entre todos nós”, finalizou.
O secretario da associação dos Cegos do Piauí/ACEP, Antenilton Marques, definiu o evento como um “Trabalho Social que não se mede com palavras” e explicou que o evento vai trazer para as pessoas cegas, e para os leitores de modo geral, uma riqueza muito grande.
O evento contou com a presença de diversas entidades da Sociedade Civil Organizada, dentre elas; OAB/PI, Associação dos Cegos de Teresina -ACEP e Representantes da SEDUC, Ministério Público do Estado do Piauí, UESPI e UFPI.