Piauí confirma primeira morte causada pela Febre do Nilo
A morte ocorrida no Estado foi registrada em janeiro
A Secretaria de Estado e Saúde do Piauí (Sesapi) informou que neste ano, já foram notificadas dez casos e uma morte por Febre do Nilo Ocidental. Em 2014, foi registrado no Brasil o primeiro caso da doença no município de Aroeiras, Piauí.
Os casos recentes da doença estão localizados na cidade de Teresina, zonas urbanas e rural e Parnaíba. A morte ocorrida no Estado foi registrada em janeiro.
"Temos que ter cuidado e cautela na demonstração dos dados. O fato é que precisamos de mais exames para efetivamente comprovar a presença do vírus no Estado, mas a gente como Vigilância e trazendo a transparência para toda a população, orientamos que tenhamos cuidado", falou Herlon Guimarães, diretor de Vigilância em Saúde da Sesapi.
As amostras de sangue dos pacientes revelaram a presença de vírus Febre do Nilo Ocidental, bem como de outros vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
"Os exames mostraram uma reação cruzada também com outro vírus. As duas doenças se propagaram nessas pessoas. Isso está cada vez mais comum no Estado. Vivenciamos, por exemplo, com a dengue e chikungunya. Por isso, precisamos de exames mais aprofundados para que a gente possa dar mais uma definição. Em uma única picada, o mosquito pode transmitir os dois vírus", falou Herlon Guimarães.