Piauí registra 118 casos de Chikungunya em cinco dias
Agora já são mais de 5 mil casos notificados desde o começo do ano até a semana passada.
Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), apontou que nos últimos cinco dias, 118 novos casos de chikungunya foram registrados no Estado. Agora já são mais de 5 mil casos notificados desde o começo do ano até a semana passada.
O aumento de 171,3% em relação ao mesmo período de 2016 preocupa os órgãos de saúde. As cidades com mais incidências da doença são Francinópolis, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato, Várzea Branca e Luís Correia.
O mesmo levantamento apontou que a dengue e a zika tiveram uma diminuição de 6,6% dos casos comparados ao ano de 2016. No mesmo período do ano passado, já havia sido notificado cerca de 218 casos de dengue e 162 de zika.
Proporção
O aumento da chikungunya e a diminuição da dengue, segundo a Sesapi, se dá pelo fato de que quando uma pessoa adoece por um dos quatro tipos de vírus da dengue, nunca mais vai adoecer pelo mesmo vírus, se tornando imune. Já a chikungunya é uma doença recente que chegou ao Estado pouco mais de dois anos, com isso toda população está vulnerável a pegar a doença.
População
De acordo com a Sesapi, a população deve fazer a sua parte, evitando lugares com a água parada que possam servir como criatório do aedes aegypti.