Saúde Por: Pedro H. Santiago Repórter 09 Jan 2018 10:08 Rede Piauí de Notícias

Piauí registra crescimento na captação de múltiplos órgãos

Em relação a quantidade da doação de rins e córneas também tiveram um avanço em relação ao ano anterior


A Central de Transporte do Piauí teve um crescimento de 85% em relação a captação de múltiplos órgãos, em 2017. Foram realizados em 26 procedimentos em comparado a 2016, quando foram feitos 14 procedimentos.
Em relação a quantidade da doação de rins e córneas também tiveram um avanço em relação ao ano anterior. Foram 189 doações de córneas e 30 de rins.

Segunda a coordenadora da Central de Transparentes do Piauí, Maria Veras, o aumento ocorreu por conta do processo de captação e doação, mas principalmente por conta das campanhas educativas. “Sem dúvida nenhuma, o empenho da nossa equipe foi fundamental para que pudéssemos ter esse avanço nas doações e captação. Sem falar das campanhas educativas, que puderam levar mais esclarecimento à população, sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos”, lembra a coordenadora.

Central
O Estado do Piauí conseguiu mais que duplicar o número de órgãos enviados à outros estados. /créditos: Reprodução TV Cidade Verde

Os números positivos também se apresentam em relação ao número de órgãos disponibilizados a outros estados. Em 2017 foram disponibilizados 35 órgãos, idade três vezes mais em relação a 2016, quando foram disponibilizados 12 órgãos. 

Em 2018, o objetivo da Central de Transplantes do Piauí é intensificar o treinamento da equipe envolvida em todo o processo de captação e doação. "Para 2018, nosso principal objetivo é investir ainda mais no treinamento e capacitação da nossa equipe, para que possamos superar ainda mais esses números”, ressalta a coordenadora.




Deixe seu comentário: