Piauí registra o melhor índice de exportações do Nordeste em 2017
O volume de exportações do Piauí cresceu 126%, comparado com o mesmo período de 2016, chegando a R$ 397 milhões
Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado revelam que o Piauí foi o estado que registrou a maior alta de exportações do Nordeste no período de janeiro a abril de 2017.
O volume de exportações do Piauí cresceu 126%, comparado com o mesmo período de 2016, chegando a R$ 397 milhões.
A soja, a cera de carnaúba e o mel foram os principais produtos responsáveis por alavancar a economia do estado.
Soja é o principal produto responsável pelo aumento das exportações. (Foto: Cidade Verde.com)
Para o superintendente de Desenvolvimento do estado, Raimundo Castro, os resultados podem ser explicados através de uma reorganização dos negócios. "Temos uma dificulfade no mercado interno e começamos a trabalhar a venda e os negócios no campo internacional. O resultado foi a evolução das exportações e enxergar que o mercado não é só Nordeste nem só Brasil, mas é mundo", explica o superintendente.
Altair Fianco, presidente da Aprosoja, reiterou as relações comerciais que o estado mantém com a China e os Estados Unidos como fato preponderante para os números positivos. "Nós temos aproveitado esse momento de pique e realizado nossas vendas no mercado internacional, predominantemente para China", diz Altair.
A balança comercial desse ano deve continuar a prosperar, pelo menos no que diz respeito às exportações. Levantamento realizado com dados do Governo Federal revelam um crescimento de 27% nas exportações piauienses de janeiro a março de 2018. É o maior desempenho da região neste ano.
A expectativa é que o bom desempenho do setor produtivo pode resultar em geração de emprego para a população piauiense.
Ryan Andrade, com informações do Cidade Verde.com