Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 24 Jul 2019 10:24 Rede Piauí de Notícias

Piauí registra primeira morte por Febre do Nilo Ocidental do Brasil

Outro dois casos da doença foram registrados também no Piauí - um em Aroeiras do Itaim e outro em Picos.


O Piauí registrou a primeira morte por Febre do Nilo Ocidental do Brasil. A morte ocorreu em 2017 no município de Piripiri (180 km de Teresina), mas a Secretaria de Estado de Saúde do Piauí confirmou a causa somente nesta quarta-feira (24/07/2019).

Três casos da doença já foram confirmados no Piauí, mas é a primeira morte registrada em laboratório. A piauiense de 71 anos, natural de Piripiri, chegou a receber atendimento médico, mas a doença evoluiu para óbito. 

De acordo com a secretária de Saúde de Piripiri, Ezilda Maria Portela de Oliveira, o município já vem adotando ações de vigilância para barrar o mosquito transmissor da doença.  

Outros casos no Piauí

Outro dois casos da doença foram registrados também no Piauí. Um em 2014, em um vaqueiro de 52 anos de Aroeiras do Itaim, que foi internado na UTI à época após apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, paralisia nos braços e pernas, confusão mental e rigidez na nuca. 

E outro caso em 2017, que também só foi comprovado no início deste ano, de uma jovem de 23 anos, que sofreu um quadro de paralisia muscular flácida aguda em Picos.

Febre do Nilo Ocidental

A febre do Nilo Ocidental é uma infecção causada por um vírus e transmitida por meio da picada de mosquitos comuns, principalmente do gênero Culex. A doença é originária do Egito, norte da África, e cerca de 80% dos casos em humanos não apresentam sintomas. Em 20% dos casos, há sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, fadiga, dores de cabeça, nos músculos ou articulações. Mas em menos de 1% dos humanos infectados ficam gravemente doentes, sendo que a maioria dos casos graves acomete idosos.

febre do nilo ocidental




Deixe seu comentário: