Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Mar 2019 15:32 Rede Piauí de Notícias

Piauí se prepara para implementar Base Nacional Comum Curricular nas escolas

A Fundação Getúlio Vargas tem sido parceira do Estado na formação de professores.


A Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem sido parceira do Piauí quando o assunto é educação. Representantes da fundação estão acompanhando a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no estado. Já foi entregue ao Conselho Estadual de Educação a primeira versão do currículo estadual para a educação infantil e ensino fundamental. O governador Wellington Dias recebeu representantes da FGV para tratar sobre o assunto. 

Base Nacional Comum Curricular

 Piauí se prepara para implementar Base Nacional Comum Curricular nas escolas.

A proposta curricular do Estado do Piauí nasceu da necessidade de implementar as orientações pedagógicas às diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) aprovada pelo Ministério da Educação em 2017. 

A base é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todas as crianças e todos os adolescentes têm direito durante a educação infantil e ensino fundamental. Nesse sentido, a BNCC passa a ser uma referência nacional e obrigatória para a construção e/ou adequação dos documentos curriculares e propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino e das escolas em todo o Brasil.

“A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma parceira do Estado do Piauí para algumas áreas, a educação é uma delas. Aqui nós temos o apoio da FGV para a implantação da base com uma parceria apoiando os municípios. O objetivo é alcançar uma maior qualidade na educação infantil e fundamental para que possamos ter alunos chegando ao ensino médio com uma preparação mais adequada”, enfatizou o governador. 

Segundo o diretor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Henrique Paim, “nós estamos a partir do nosso Centro de Gestão Educacional trabalhando alguns aspectos relacionados à relação dos estados com os municípios especialmente associado à implementação da Base Nacional Comum Curricular. Tivemos recentemente o documento sendo elaborado pelo Estado, vamos fazer um processo de formação para que professores e os gestores possam, a partir desse documento referencial, construir seus currículos e transformar isso numa estratégia de gestão educacional de cada escola. Nosso interesse é tentar formar esses professores para que eles possam trabalhar a partir dessa nova realidade em termos de currículo”. 

No Piauí, essa equipe foi composta com professores especialistas nas etapas de educação infantil e ensino fundamental, com a responsabilidade de conduzir o processo de construção do documento curricular referencial do Piauí, em um regime de colaboração que envolve o Estado e os Municípios.




Deixe seu comentário: