Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Nov 2019 11:16 Rede Piauí de Notícias

PIB do Piauí é o segundo que mais cresce no Brasil

De acordo com os dados divulgados, o Piauí apresentou, em 2017, um Produto Interno Bruto de R$ 45,3 bilhões.


A Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) apresentou nesta quinta-feira (14) os resultados do PIB 2017 do Estado do Piauí. De acordo com os dados divulgados, o Piauí apresentou, em 2017, um Produto Interno Bruto de R$ 45,3 bilhões, um crescimento de 7,7% - o segundo maior do Brasil. O número ficou atrás apenas do estado do Mato Grosso, cujo crescimento foi de 12,1%.

Os dados, que são da Superintendência Cepro e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicaram também que a agricultura foi o grande destaque (130%) e teve na soja o melhor desempenho, registrando um aumento de 221,9% na produção e, de área plantada, um aumento de 23,4%.

A solenidade foi no Salão Azul, no Palácio de Karnak, e iniciou às 9h com a presença do governador Wellington Dias. A divulgação ocorreu simultaneamente em todos os estados do país.

apresentação do PIB 2017 do Piauí no Karnak
Apresentação do PIB 2017 do Piauí. Foto: Roberta Aline

Conforme os dados, o crescimento nacional foi de 1,3%, e o do Nordeste foi de 1,6%. Portanto, o Piauí permanece com expansão superior à registrada no país e na região. O secretário do Planejamento, Antônio Neto, apresentou o resultado e comemorou. "O Piauí se consagra no radar de uma economia mais dinâmica e competitiva", disse durante a sonelidade.

Ainda segundo os dados divulgados, a indústria de energia eólica também influenciou no resultado obtido, com crescimento de 14%.

A indústria teve redução na participação em valor, saindo de 12,7% em 2016 para 12,1% em 2017, retração que se deu principalmente em função das atividades da construção civil, que teve uma queda de 9,8%, reflexo da crise nacional, segundo o secretário de Planejamento, Antônio Neto. O setor de serviços também reduziu sua participação no PIB de 82,2% para 78,5%.

O comércio teve um crescimento de 1%. As vendas de madeiras e materiais elétricos registraram um aumento de 100% . Veículos e motocicletas uma alta de 21,7%.

Confira algumas tabelas divulgadas

dados do PIB 2017 PiauíEvolução do PIB do Piauí. (Reprodução)

PIB 2017 do PiauíEvolução de volume do PIB acumulado. (Reprodução)

PIB 2017 do PiauíValor adicionado do PIB do Piauí. (Reprodução)

PIB

O Produto Interno Bruto – PIB – é um indicador econômico desenvolvido com uma parceria entre o IBGE e os Órgãos Estaduais de Estatística e Secretarias Estaduais de Governo. No Piauí, a Seplan é a instituição parceira do IBGE, por meio da superintendência de Estudos Econômicos e Sociais – Cepro.

Segundo Manfredi Cerqueira Júnior, gerente de Contas Regionais da superintendência Cepro, o PIB 2017 é positivo. “O resultado da economia piauiense no ano de 2017 é favorável, com uma boa projeção para o futuro”, revelou.

O PIB é calculado com base numa metodologia uniforme para todo o país, integrado aos procedimentos dos Sistemas de Contas Nacionais e Regionais do Brasil. Esse método possibilita a comparação dos resultados entre si, bem como entre o PIB nacional e regional.

De acordo com a Seplan, com a divulgação do PIB 2017, a secretaria dará continuidade à sua missão institucional, disponibilizando um importante indicador, que servirá tanto como ferramenta para o planejamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento municipal, como para os estudos e análises por parte de pesquisadores e órgãos da sociedade civil organizada.




Deixe seu comentário: