Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Jul 2020 11:50 Rede Piauí de Notícias

Picos registra 62 ocorrências de incêndios apenas no mês de julho

Três focos de incêndio já foram registrados e controlados apenas na segunda-feira (27).


O município de Picos já registrou somente no mês de julho 62 ocorrências de incêndio. Nessa segunda-feira (27), três focos foram registrados e controlados. O número representa 55% dos incêndios dos primeiros sete meses do ano no município, que acumula 112 ocorrências até o momento. 

Os focos de grandes proporções foram controlados pelo Corpo de Bombeiros, com ajuda do município e de militares do Exército. 

Os incêndios ocorrem em vegetação seca, na maioria das vezes, realizados por populares. Os de segunda (27) atingiram os bairros Belo Norte, Catavento e Ipueira. 

“Foram três ocorrências de grande vulto, onde a guarnição terminava uma e partia para outra sem ter tempo nem de ir ao quartel. Contamos com apoio das secretarias e do 3º BEC que nos auxiliou e conseguimos controlar o fogo”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros em Picos, tenente Hamylton Lemos. 

De acordo com o comandante, o mês de julho tem condições climáticas mais favoráveis para a proliferação de incêndios. Ele destaca que é importante que a sociedade de conscientize que precisa evitar criar focos. 

“A orientação que nós repassamos à sociedade de não colocar fogo na vegetação para limpar o terreno para o plantio, porque quando se coloca, empobrece o solo e contribui para desertificação em um o futuro próximo. Também argumentamos que estamos passando por um momento de pandemia da Covid que afeta diretamente nosso trato respiratório e nossa região que tem ventos fortes, baixa umidade do ar e uma temperatura alta são fatores que contribuem para grandes incêndios”, destaca o bombeiro. 

O comandante pede ainda que as pessoas denunciem quando virem alguém colocando fogo ao 193 ou à secretaria de Meio Ambiente. 

Incêndio na região sul do PiauíPicos registra 62 ocorrências de incêndios apenas no mês de julho. (Reprodução)
Com informações de Cidade Verde



Deixe seu comentário: