Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Dez 2021 16:11 Rede Piauí de Notícias

Ponte Estaiada recebe iluminação especial no Setembro Amarelo

O Piauí apresenta quase o dobro da média brasileira de mortes por suicídio, atingindo uma média de 10 mortes.


A Ponte Estaiada, um dos principais pontos turísticos de Teresina, está com iluminação amarela todas as noites para alertar a população sobre a importância de prevenção ao suicídio.

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) aponta que a média brasileira é de 5,6 mortes por suicídio a cada grupo de 100 mil habitantes. O Piauí apresenta quase o dobro desta taxa, atingindo uma média de 10 mortes.

Diante da extrema importância do alerta, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) manterá a iluminação amarela na Ponte Estaiada até o dia 23 de setembro. A única exceção será o dia 17, que terá a cor laranja em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente.

“O suicídio é um grave problema de saúde pública e precisamos trabalhar no sentido de alertar nossa população sobre isso. Com essa iluminação amarela estamos reforçando a importância de procurar ajuda, de buscar amparo, e também buscamos conscientizar as pessoas para que olhem com carinho para seus amigos, familiares e quem mais estiver ao redor. Você pode fazer a diferença na vida de alguém”, declara o secretário da Semduh, Edmilson Ferreira.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, na tentativa de reduzir os índices de suicídio no Brasil, que é de mais de 13 mil por ano, e no mundo, que supera 1 milhão de mortes por ano.

Fonte: Cidade Verde.




Deixe seu comentário: