Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Ago 2019 13:06 Rede Piauí de Notícias

PPP das miniusinas no Piauí será apresentada na Coreia do Sul

Projeto pioneiro é destaque por viabilizar autossuficiência de energia para a Administração Pública estadual.


O projeto de parceria público-privada para implantação de oito miniusinas de energia solar fotovoltaica, estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc) do Piauí, será apresentado em setembro deste ano no Global Green Hub Korea 2019, que reúne empresas de todo o mundo para apresentar projetos na área “verde”.

O evento será realizado em Seul, capital da Coreia do Sul, e é promovido anualmente pela Kotra, agência do governo coreano que tem como objetivo fomentar oportunidades existentes no mercado internacional para as empresas do país. São convidados a participar de empresas que têm interesse em apresentar seus projetos para potenciais parceiros coreanos com o intuito de desenvolver projetos em conjunto.

A proposta prevê a implantação de oito sistemas de minigeração de energia, com capacidade para 5Mw cada, para posterior injeção da produção na rede da concessionária de energia elétrica. O objetivo é incentivar a autossuficiência da administração pública estadual, a fim de que o Estado produza a sua própria energia e a lance na rede de distribuição para que seja compensada com o consumo pelos órgãos do governo, representando uma economia para a despesa pública.

De acordo Viviane Moura, superintendente de parcerias e concessões, o sistema de miniusinas já é aplicado em outros países e em algumas empresas privadas do Brasil, mas o Piauí será o primeiro estado a utilizar esse formato para o setor público. Segundo a gestora, serão investidos mais de 200 milhões de reais.

“Essa modelagem pioneira fez com que o projeto fosse escolhido para ser apresentado no Global Green Hub Korea, uma vez que ele pretende, por meio de uma energia limpa, promover a autossuficiência da administração pública estadual no que diz respeito ao consumo de energia”, completa Viviane.

Sobre a Kotra

A Kotra foi fundada em 1962, sob o nome de Corporação de Promoção do Comércio Coreano como um órgão encarregado de impulsionar o comércio dentro do país. Desde 2003, a Kotra opera o Invest Korea, uma agência nacional de promoção de investimentos para prestar apoio aos investidores estrangeiros, oferecendo uma gama de incentivos e serviços para a colocação de capital. Atualmente, por meio de 127 escritórios em 86 países, a Kotra atua como uma plataforma de negócios global.

miniusina de energia solar
PPP das miniusinas no Piauí será apresentada na Coreia do Sul. (Reprodução)



Deixe seu comentário: