Piauí Por: Redação Rede Piauí Repórter 31 Jan 2019 14:48 Rede Piauí de Notícias

Pré-Enem da Seduc concorre a prêmio de inclusão social

O prêmio é uma realização do Sistema Meio Norte de Comunicação e está na 14ª edição.


O programa Pré-Enem Seduc foi indicado ao Prêmio Piauí de Inclusão Social pelas ações realizadas para diminuir a diferença existente entre estudantes de escolas públicas e particulares na disputa por uma vaga no ensino superior. O programa concorre pela categoria Governamental. O prêmio é uma realização do Sistema Meio Norte de Comunicação e está na 14ª edição.

Pré-Enem Seduc

Pré-Enem da Seduc concorre a prêmio de inclusão social.


Em 15 anos, o projeto já aprovou mais de 60 mil alunos da rede estadual de ensino em universidades públicas. Com mais de 8 mil alunos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, e uma previsão de quase 10 mil alunos aprovados em 2018, o Pré-Enem Seduc foi criado com o intuito de ajudar os alunos a revisar os conteúdos das disciplinas cobradas no exame e também de motivá-los e orientá-los para esta que é a principal porta de entrada para as universidades públicas.

"Uma das prioridades da Seduc com relação às revisões para o Enem foi a democratização do ciclo de atividades. Queremos obter melhores resultados na educação como um todo e, para isso, ampliamos o acesso às aulas com as revisões itinerantes, que passaram por vários municípios do Piauí", explica o secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina.

Em 2018 foram realizadas seis grandes revisões em Teresina, que atenderam milhares de alunos de todo o estado, por meio de transmissões ao vivo pelo Canal Educação, TV aberta e rádio. Ao todo, o Canal Educação atende 450 escolas ou pontos de recepção, em 224 municípios. Os estudantes podem tirar dúvidas durante as aulas por meio de um sistema de videoconferência, garantindo que elas sejam dinâmicas e interativas.

"No interior foram realizadas 20 revisões que beneficiaram mais de 18 mil alunos, além de oito revisões nos presídios para os privados de liberdade que se inscreveram no Enem PPL. Trabalhamos para alcançar todos os estudantes que busquem uma oportunidade de crescimento por meio da educação", diz Ellen Gera, superintendente de Ensino Superior da Seduc.

No dia 31 de outubro, a Seduc promoveu o Corujão da Vitória, em Teresina. Foram mais de 10 horas seguidas com as 12 aulas de revisão e os mais de 7 mil alunos que compareceram ao Corujão se mantiveram firmes no Theresina Hall até o amanhecer.

Mais acesso aos estudantes

Ao longo do tempo, o Pré-Enem Seduc implementou outras ferramentas para alcançar ainda mais estudantes. Um deles foi o aplicativo Pré-Enem/Canal Educação, onde os estudantes da rede pública contam também com aulas ministradas via Canal Educação, que chegaram aos municípios mais distantes. As aulas têm transmissão ao vivo, aos sábados, das 7h50 às 17h30, com intervalos, e no domingo, das 7h50 às 12h, totalizando 15 horas semanais de conteúdo preparatório para o Enem.

Além de aulas das disciplinas cobradas no certame, os estudantes têm acesso também a vídeos motivacionais e dicas para a prova. Por meio da plataforma digital, o aluno também pode enviar sua redação para correção online.

Na campanha Reta Final, alunos da capital e do interior tiveram acesso gratuito ao sistema de transporte coletivo para irem até seus locais de prova. A campanha Passe Livre, uma ação da Seduc em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), disponibilizou passes estudantis para os alunos do 3º ano da rede pública estadual, que moram em Teresina, para que estes pudessem utilizar gratuitamente o transporte público da capital, nos dias de aplicação das provas do Enem.

Pré-Enem PPL (Pessoas Privadas de Liberdade)

O Pré-Enem Seduc PPL é uma iniciativa que visa preparar as pessoas privadas de liberdade para o Exame Nacional do Ensino Médio. A ação é realizada em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), cujo objetivo é ampliar as oportunidades de educação para esse público.

Pré-Enem Seduc

 

Ao todo foram oito revisões do Pré-Enem Seduc PPL, duas delas contemplando os reeducandos de Teresina e as demais ocorrendo nas unidades prisionais do interior. 

As atividades voltadas à educação no sistema carcerário têm gerado resultados positivos ao longo dos anos.

Premiação

A solenidade do Prêmio Piauí de Inclusão Social 2018 será realizada no dia 31 de janeiro, no Auditório Sucesso, localizado na Av. Frei Serafim, nº 1967, às 19h. O evento será transmitido ao vivo pela TV Meio Norte e mostrará a entrega dos prêmios às experiências exitosas na área social, entre empresas, cooperativas, associações, empreendedores individuais, instituições e organizações governamentais e não governamentais.

Confira os concorrentes na categoria Governamental:

* Centro De Habilitação Ana Cordeiro (Chac);
* Escolinhas de Futebol da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel);
* Consultórios Itinerantes do Hospital Universitário;
* Programa Terceira Idade em Ação (PTIA) - Ufpi;
* Centro Dia Saber Cuidar - Semcasp;
* Pré-Enem Seduc;
* Profissionalizar Para Inserir - Fundação Wall Ferraz;
* Universidade ao Alcance de Todos - Unitodos;
* Projeto Mãe Canguru - Maternidade Evangelina Rosa.




Deixe seu comentário: