Prefeitura de Dirceu Arcoverde decreta lockdown no município até dia 7 de junho
O decreto suspende “o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em funcionamento neste Município”
A prefeitura do município de Dirceu Arcoverde, 570 Km ao Sul de Teresina, decretou lockdown nesta quinta-feira (28).
O decreto suspende “o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços em funcionamento neste Município”. A medida vale a partir desta quinta-feira (28) e vai até o dia 07 de Junho de 2020.
Clique aqui para acessar o decreto municipal.
O município possui 23 casos confirmados em dez dias e, até o momento, nenhum óbito. Todos os cinco policiais militares do Grupamento da Polícia Militar (GPM) da cidade testaram positivo para o novo coronavírus. Os PMs fizeram teste rápido por meio da secretaria municipal de Saúde após um cabo do grupamento apresentar sintomas da Covid-19.
"Nos deparamos com um aumento considerável de casos confirmados para Covid-19. Até o dia 18 de maio, a gente não tinha confirmado nenhum caso. Após o primeiro caso, elaboramos novas estratégias para fazer um rastreamento. Montamos um grupo de equipe da saúde específico. Nesta semana realizamos um levantamento de pessoas com síndromes gripais e chegamos a mais casos confirmados. Todos estão bem, a maioria assintomática. Temos uma idosa que foi o primeiro caso e está em casa se recuperando e outra internada na UPA de São Raimundo Nonato", explicou a enfermeira Jeide Galvão, coordenadora de Atenção Básica no município.
O lockdown veda "a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias e praças públicas". Estão liberados apenas deslocamentos "por força de trabalho" para servidores da saúde e trabalhadores de entrega delivery.
O transporte intermunicipal de passageiros também está proibido durante o período do decreto. Apenas circulação intermunicipal de transporte de mercadorias está permitida.
Moradores do município que se ausentarem deverão apresentar comprovante de residência no retorno à cidade, quando solicitado.
Com o lockdown, farmácias, supermercados, mercados, feiras, açougues, peixarias, quitandas, padarias, postos de combustível, dentre outros serviços, não podem funcionar com atendimento ao público de maneira presencial.
A realização de atividades físicas nas vias públicas também está proibida.
A prefeitura prevê multas e a adoção de medidas administrativas punitivas para quem descumprir o decreto.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do município, o fato do município fazer fronteira com a Bahia colaborou para o aumento dos casos. "A gente faz limite com a Bahia e há um entre e sai muito grande de pessoas vindos de lá e também do Piauí. Isso contribuiu muito para que houvesse esse aumento significativo de casos no município", explicou ela.
Com informações de Cidade Verde