Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Mar 2022 22:20 Rede Piauí de Notícias

Prefeitura de Teresina divulga programação de eventos em alusão ao Dia da Mulher

Teresina terá programação durante todo o mês de março.


A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), dentro das comemorações que envolvem o 8 de março – Dia Internacional da Mulher – promove ações durante o mês para marcar a luta histórica das mulheres contra a desigualdade e violência. As atividades e eventos serão realizados de modo híbrido: online, podendo ser acompanhados por meio das redes sociais da SMPM, e presencial.

Neste ano, o tema é “Teresina Mulher: pela garantia de nossos direitos”. De acordo com a secretária Karla Berger, em 2022, a pasta está executando a entrega de obras e melhoramento dos serviços, na intenção de ampliar o acesso aos direitos básicos, justiça e assistência social – em especial, às mulheres em vulnerabilidade que vivem na capital.

Entre eles, a entrega do Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Florescer, localizado na Vila Santa Rita, bairro Promorar, na zona Sul de Teresina. A nova unidade será a quarta sede do serviço na capital. “O Florescer Sul é mais um compromisso assumido pela Prefeitura de Teresina com as mulheres da capital”, destaca Karla Berger.

De acordo com a superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas, responsável pela obra, foram investidos mais de 500 mil reais, por meio dos recursos próprios da PMT. A construção foi pensada para garantir acessibilidade e segurança à região. A inauguração vai acontecer no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, às 9h.

“Com a pandemia da Covid-19, muitas mulheres ficaram expostas às vulnerabilidades sociais”, observa Karla. “Com a obra, visamos atingir mais de 400 mulheres e suas crianças que possam estar em situação de vulnerabilidade em Teresina, por meio do Florescer”, pontua a secretária.

Além disso, pensando em estabelecer ações afirmativas que pensem a mulher no mercado de trabalho, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), deve lançar o edital do Prêmio Teresa Cristina, no dia 8 de março, às 19h. A iniciativa reconhece as empresas privadas localizadas em Teresina. A intenção é provocar uma melhor atuação de ações que estabelecem projetos, programas ou ações em prol da equidade de gênero nas relações de emprego, qualidade de vida no ambiente de trabalho, ações de enfrentamento à violência contra a mulher.

As empresas inscritas devem alcançar cinco critérios de responsabilidade social: empregabilidade e liderança de mulheres, igualdade salarial, saúde e qualidade de vida, incentivo à educação e prevenção à violência. O resultado do prêmio terá previsão em agosto, em alusão ao Aniversário de Teresina.

Ainda na perspectiva de valorização dos direitos das mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) terá sua sede inaugurada no dia 10 de março, quando é comemorado o Dia Municipal da Conselheira da Mulher. O Conselho é um órgão deliberativo, fiscalizador e normativo das Políticas Públicas Municipais de Direito da Mulher, atuando no controle das ações no âmbito público voltadas para o gênero feminino em Teresina.

Dentro de todos as unidades do Serviço Florescer e no Centro de Referência Esperança Garcia serão realizadas ações e atividades voltadas para as mulheres atendidas, como ações de lazer e beleza, por meio do projeto “Invista-se”, além de atividades voltadas para saúde mental e bucal, com as parcerias da Casa Prana Terapias e a rede de saúde ondônitca Coife Odonto. Ações descentralizadas estão previstas para acontecer na zona Rural de Teresina e em regiões periféricas da cidade, entre elas, a entrega de absorventes para meninas, adolescentes e mulheres de comunidades rurais.

Confira programação completa da agenda “Teresina Mulher: Pela garantia de nossos direitos”

03/03:

● Inauguração do projeto “Quinta da Mulher Confiante”
Local: Florescer Sudeste
Aplicação de práticas integrativas e transpessoais com as mulheres atendidas pelo Serviço Florescer, na unidade Sudeste.

08/03

● Inauguração do Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas Crianças: Florescer, zona Sul

Endereço: Rua Mucuripe, S/N, Vila Santa Rita – Promorar
Horário: 9h

● Lançamento do Prêmio Teresa Cristina
Endereço: Av. Raul Lopes, 513 – Noivos, Teresina
Local: Sesc Cultural

10/03
● Inauguração do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Teresina (CMDM)

Endereço: Rua Álvaro Mendes, 1801, Centro.
Horário: 9h

11/03

● Audiência na praça do Esplanada em alusão ao Dia da Conselheira – evento do CMDM
Endereço: Praça do Esplanada, Esplanada
Horário: 9h

12/03

● Entrega de absorvente
Local: Povoado Grande Alegria, Zona Sul de Teresina

14/03 ao dia 25/03

Ações integrativas entre Florescer e CREG. Execução de rodas de conversas sobre os serviços jurídicos, assistência social e direitos da mulher. Cronograma:

Florescer Norte: 15/03, 14:30 às 16h
Florescer Salobro: 17/03, 9h às 10h30
Florescer Sudeste: 22/03, 14:30 às 16h
Florescer Sul: 24/03, 9h às 10h30

17/03

● Atividade do projeto “Quinta da Mulher Confiante”
Local: Florescer Sudeste
Aplicação de práticas integrativas e transpessoais com as mulheres atendidas pelo Serviço Florescer, na unidade Sudeste.

18/03

● Projeto Invista-se

Local: Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia
Endereço: R. Benjamin Constant, 2170 – Centro (Norte), Teresina
Horário: 08h30h

25/03 ao dia 01/04

● Sorriso: a curva mais bonita do corpo

Profissionais da Coife Odonto irão ofertar avaliação odontológica e aplicação de flúor nas mulheres atendidas pelos Serviços Florescer e CREG. Cronograma dos atendimentos:

CREG:25/03 | 08h às 12h
Florescer Norte | 29/03 – 08h às 12h
Florescer Salobro | 30/03 – 08h ÀS 12h
Florescer Sudeste | 31/03- 08h ÀS 12h
Florescer Sul | 01/04- 08h ÀS 12h

26/03

● Tenda especial com serviços para mulheres na 4° edição do Teresina Cuida de Você, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi)

31/03

● Atividade do projeto “Quinta da Mulher Confiante”
Aplicação de práticas integrativas e transpessoais com as mulheres atendidas pelo Serviço Florescer, na unidade Sudeste.
Local: Florescer Sudeste, 9h.




Deixe seu comentário: