Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Ago 2018 15:29 Rede Piauí de Notícias

Prefeitura lança site que reúne informações sobre o SUS de Teresina

Lançamento será nesta terça-feira, às 12h, no Salão Nobre da Prefeitura


SUS

Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Para facilitar a comunicação entre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) com a sua gestão, a Prefeitura de Teresina lança nesta terça-feira (14), ao meio dia, o site SUS Teresina. A plataforma, que pode ser acessada pelo endereço sus.teresina.pi.gov.br, vai reunir todas as informações sobre os serviços de saúde pública em um único local, em linguagem fácil e de forma acessível. O lançamento faz parte da programação de aniversário de 166 anos de Teresina.

O site lista todas as informações sobre onde e como ter acesso aos serviços do SUS, como consultas, exames, atendimento de urgência e programas, entre outros. Ele orienta sobre a organização do serviço, os direitos dos usuários e conta com uma ferramenta para ouvir as reclamações e assim melhorar o atendimento à população. “A criação do site vem preencher uma necessidade do sistema, que é dar conhecimento à população de que serviços são esses”, conta o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes. “Teresina tem uma rede pública municipal de 90 Unidades Básicas de Saúde, 264 equipes Estratégia Saúde da Família e essa rede está espalhada por toda a cidade, inclusive na zona rural. Em tese, ela é suficiente para atender 100% da população que mora em Teresina. É uma rede que está disponível e nós identificamos que muitas vezes a população não sabe utilizar esses serviços”, justifica ele.

A criação do site foi feita em parceria com a empresa Plug Propaganda. O publicitário George Mendes conta que, para viabilizar o acesso às informações, foi feito um grande levantamento de todas as possibilidades disponíveis para a população. “Só entende a complexidade, a extensão e os benefícios possíveis através do SUS quem um dia precisa dele”, afirma. “O sistema é tão amplo e tão complexo, que não havia, pelo menos até agora, um único lugar que reunisse todas as informações de uma forma ágil e interessante. Foi isso que fizemos através do site SUS Teresina: reunir informações para facilitar a vida do cidadão teresinense”, comenta o publicitário.

Segundo o secretário municipal de Comunicação, Fernando Said, a iniciativa é extremamente significativa para a saúde dos teresinenses, trazendo melhorias não só para a prestação do serviço como também para as condições de acessibilidade, da observação do que está sendo feito e de como as pessoas podem usufruir do SUS. “A Prefeitura de Teresina se sente feliz em entregar para a população mais uma ferramenta para a qualidade do serviço em nossa cidade”, diz.




Deixe seu comentário: