Tecnologia e Inovação Por: Redação Rede Piauí Repórter 08 Nov 2019 16:48 Rede Piauí de Notícias

Produção de energia solar no Piauí é debatida em evento na Uespi

O Professor e pesquisador Albemerc Moura de Moraes, ministrou a palestra sobre energia fotovoltaicas no Piauí.


O Programa de Ensino Tutorial de Química (PET Química), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), promoveu, nesta sexta-feira (8), o evento Café com Química, que promoveu uma discussão sobre a produção de energia solar no Piauí.

“Nós temos três  grandes vertentes do uso de energia solar: a autônoma, a produção de grandes usinas e geração de energia solar distribuída”, afirma professor e pesquisador Albemerc Moura de Moraes, que atua na área de energia solar fotovoltaica e ministrou a palestra sobre a temática no evento.

Evento Uespi

 Produção de energia solar no Piauí é debatida em evento na Uespi.

Moraes tem um trabalho voltado para os temas sobre energias renováveis no meio rural, sistemas fotovoltaicos e bombeamento fotovoltaico. Ele explica que a produção de energia no Piauí tem grande potencial e pode ser utilizada de três grandes formas. “A Autônoma eu posso utilizar, por exemplo, para agricultura familiar com o bombeamento de água para o fornecimento e eletrificar residências no meio rual”, destaca. A segunda vertente, pontua ele, é as grandes usinas. “O Piauí é o 3º estado no Brasil com maiores usinas fotovoltaicas. A energia que nós estamos usando, de certa forma, como tem o operador nacional de sistema que gerencia, vem de hidrelétrica, termoelétrica e eólica”, diz.

Segundo o professor, 70% do potencial elétrico instalado no Piauí é de energia eólica, em torno de 13% que é solar. “O que nós consumidores estamos usando hoje, parte vem de energia solar de grandes usinas”, ressalta.

O pesquisador acrescenta que a terceira vertente para uso de energia solar ajuda a democratizar esta modalidade energética ao possibilitar que usuários contratem uma empresa especializada e implantem um sistema próprio através de uma micro ou mini geração distribuída. “O consumidor passar não somente a ser consumidor de eletricidade, mas também produtor”, explica Moraes.

O aluno do 2º período de Química, Edson Sousa, disse que as informações do Café com Química foram muito valiosas. “Eu achei muito legal esse tema. Está presente em nosso dia a dia e dá pra aplicar em nossa vida. Eu moro no interior e lá a gente tem um alto custo com energia e seria uma boa opção colocar um painel solar lá”, diz. Ele também já pensa nas futuras pesquisas com a temática de energia solar.

O professor organizador do evento, Reginaldo Santos Silvas, destaca que na Uespi já estão sendo pensados e desenvolvidos pesquisas com a temática da energia solar. “Dentro das linhas de pesquisa do Geratec (Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias), existem trabalhos que envolvem catalizadores de energia solar. Especificamente com células de energia solar, esse que transforma energia solar em energia elétrica, há um trabalho que eu coordeno que envolve células inorgânicas”, comenta. Ele acrescenta que esses são estudos bases para entender como funciona as células, e tentar colocar os resultados das pesquisas como uma tecnologia barata e nova no mercado.

O Café com Química a cada três meses realiza uma palestra com um tem atual, seja da área de exatas e/ou ciências da natureza. Entre os temas debatidos já foram tratados: Educação Ambiental, Farmacologia, Perícia e Cerveja Artesanal.




Deixe seu comentário: