Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 19 Mar 2019 15:46 Rede Piauí de Notícias

Professora lança livro sobre educação e Síndrome de Down nesta quarta-feira (20)

Na Rede Municipal de Teresina são pelo menos 25 estudantes com Síndrome de Down matriculados em escolas de educação infantil e ensino fundamental.


Nas vésperas do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado dia 21 de abril, uma professora de educação infantil da Prefeitura de Teresina vai lançar um livro que trata da importância dos materiais lúdicos para o desenvolvimento das crianças com essa condição genética. O lançamento será quarta-feira (20), às 17h20, no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Síndrome de down

 Professora lança livro sobre educação e Síndrome de Down nesta quarta-feira (20).


Lorena de Jesus é professora da turma do I Período na Escola Municipal Tio Bentes, zona Leste da capital. Ela está entre os três autores da obra que chega para apoiar profissionais que lidam diariamente com crianças com Síndrome de Down, trazendo uma série de argumentos sobre os benefícios de brinquedos e brincadeiras pedagógicas para a rotina das crianças.


“Trabalhei esse tema na minha graduação, produzindo uma monografia sobre o assunto, e acabei me aprofundando, conhecendo a prática em sala de aula. O objetivo é esclarecer e conscientizar sobre o potencial das crianças com Síndrome de Down, como podemos ajudá-las a desenvolverem suas habilidades”, conta a autora.


A Síndrome de Down não é doença, mas uma alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. Apesar de limitar algumas atividades, as pessoas com essa condição podem e devem seguir trajetórias acadêmica e profissional.


Na Rede Municipal de Teresina são pelo menos 25 estudantes com Síndrome de Down matriculados em escolas de educação infantil e ensino fundamental. Além de frequentarem a sala de aula regular, os alunos participam de atividades nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um apoio necessário para superarem barreiras. 




Deixe seu comentário: