Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Abr 2019 15:04 Rede Piauí de Notícias

Professores decidem pelo fim da greve da Uespi

A estratégia da categoria é suspender a greve como condição para o cumprimento do calendário de respostas por parte do governo.


Após assembleia geral para discussão dos acordos propostos pelo Governo do Estado do Piauí, os professores da Universidade Estado do Piauí (Uespi) decretaram a suspensão do movimento grevista e a manutenção das mobilizações para assegurar o cumprimento do acordo. Os professores estavam em greve há cerca de quatro semanas. A assembleia foi realizada na manhã desta segunda-feira (15) no campus Torquato Neto em Teresina.

A avaliação dos docentes é que as negociações do governo avançaram após as mobilizações. A estratégia da categoria é suspender a greve como condição para o cumprimento do calendário de respostas por parte do governo. 

Na última sexta-feira (12), professores e representantes do Governo do Piauí se reuniram no Tribunal de Justiça do Piauí para audiência de conciliação. Segundo o secretário de Governo, Osmar Júnior, o governo cedeu em todos os pontos possíveis, dentre eles firmando o compromisso de nomear imediatamente nove classificados no último concurso em decorrência de desistências, após a superação do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Discutimos cada um dos pontos da pauta de reivindicação e confirmamos para o dia 7 de junho, às 9h, na sede da Reitoria da universidade, a primeira reunião da comissão para tratar da implantação da autonomia administrativa e financeira da entidade e, também, para discutir a reposição dos vencimentos dos professores”, disse o secretário.

A greve foi avaliada como positiva pelo professor Gisvaldo Oliveira, de Floriano. "Fomos vitoriosos. Encerrar a greve não é acabar a luta. Vamos garantir um calendário de mobilizações para o cumprimento desse acordo", afirmou. 

A professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP, lembrou que o campo de negociação com o governo só foi aberto após o movimento da comunidade universitária. "Enviamos uma série de ofícios solicitando reuniões. Nenhuma audiência foi agendada. Se não fosse o movimento, o governo não teria nos recebido", disse.

Na assembleia os professores aprovaram carta de repúdio à criminalização do movimentos dos estudantes da universidade que ocupam a reitoria desde o mês de março. A gestão da prefeitura universitária registrou um boletim de ocorrência contra os estudantes. 

Demais pontos do acorto

De acordo com o secretário de Administração, Ricardo Pontes, o pagamento das bolsas estudantis será regularizado e adequado ao calendário de pagamento dos servidores do Estado. O Governo também se comprometeu a lançar edital de vagas equivalente à existentes no ano de 2018. “Juntamente com a Secretaria de Fazenda e Uespi vamos acompanhar as liberações de recursos financeiros previstos no orçamento de 2019 para garantir o pleno funcionamento de todas as unidades da instituição e para atender as demandas emergenciais, tão logo sejam apresentadas pela reitoria”, declarou Pontes.

O Estado vai viabilizar, juntamente com o corpo dirigente da Uespi, a contratação de professores temporários para o preenchimento de vagas existentes, de modo a garantir o funcionamento das disciplinas dos cursos ofertados pela Uespi até 29 de abril de 2019, para evitar perda do semestre letivo.

O último concurso realizado para professores terá sua validade prorrogada por um ano. Também será criada uma comissão para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional assim como o levantamento de vagas para eventual concurso público de professor efetivo.

Leia mais:

Greve: Governo do Piauí diz que classificados da Uespi serão nomeados

Professores decidem pelo fim da greve da UespiProfessores decidem pelo fim da greve da Uespi. Foto: Adcesp Uespi



Deixe seu comentário: