Programa Poupança Jovem faz mobilização no interior do Piauí
Serão atendidos 87 escolas em 66 municípios.
Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizam o Dia D de Mobilização do Projeto Poupança Jovem Piauí, com o objetivo de proporcionar um maior envolvimento e sensibilização da comunidade escolar e local no que diz respeito à elaboração e acompanhamento das atividades, metas e ações a serem desenvolvidas no projeto. Os municípios de Joaquim Pires e Francinópolis foram os primeiros visitados.
O Poupança Jovem, implantado pelo Governo do Estado em setembro de 2015 como estratégia de recuperação qualitativa dos índices de rendimento educacional, projeto contempla os alunos do ensino médio, objetivando reduzir as taxas de abandono e reprovação, introduzir critérios de avaliação e instrumentais de aferimento da aprendizagem dos alunos, além de estabelecer estratégias conjuntas parra melhoria do ensino e incentivo à participação desses alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com Luiza Costa, coordenadora do projeto na Seduc, o Dia D tem como intuito disponibilizar as informações necessárias à participação dos beneficiados nas diversas etapas do projeto, a divulgação do processo das formas de participação e informações dos objetivos, além de estimular os gestores a participarem do processo de elaboração e planejamento, do acompanhamento e fiscalização das metas e ações.
"O Poupança Jovem trata-se de uma ação que se constitui em uma aquisição de larga abrangência social para o Piauí, considerando que ele colabora tanto para minimizar a questão da extrema pobreza, como para proporcionar um novo status social", explica Luiza.
O foco da mobilização e o público a ser atendido no município são todos os setores envolvidos com o tema, bem como a sociedade em geral nos 66 municípios nas 87 escolas beneficiadas.