Geral Por: Thiago Andrade Repórter 27 Nov 2017 17:08 Rede Piauí de Notícias

Detentos de penitenciária de Oeiras produzem itens artesanais

A iniciativa faz parte de um projeto de ressocialização de presos


Jogos americanos, mandalas e cestas de piquenique são alguns dos itens produzidos por detentos da Penitenciária Regional de Oeiras, através do artesanato. Quinze reeducandos estão no projeto de ressocialização, promovido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) na unidade penal.

Os detentos fizeram parte de oficinas de artesanato, realizadas por meio de parceria entre a Secretaria da Justiça e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Foram dadas aulas de introdução para a confecção desses produtos em 40 horas/aula e a principal matéria-prima é a carnaúba, árvore comum no Piauí.

Os detentos fizeram parte de oficinas de artesanato
Os detentos fizeram parte de oficinas de artesanato  Foto:Ascom/Sejus

“Notamos o empenho e a empolgação dos reeducandos em participar e aprender a fazer artesanato. Mais importante do que ministrar o curso a eles e perceber seu engajamento é saber que esse trabalho poderá, sem dúvida, abrir novas oportunidades de vida”, esclarece a professora Marisa Veras, do Senar.

O gerente da Penitenciária de Oeiras, Isaú Moura, pontua que aprender o artesanato permite, aos detentos, melhores oportunidades de sucesso no mercado de trabalho e uma remuneração.

“Além de tirar o reeducando da ociosidade, ele ganha um dinheirinho com a venda dos produtos, para ajudar a família”, destaca o gestor.

Os produtos artesanais feitos pelos reeducandos da Penitenciária Regional de Oeiras são vendidos por preços que variam de R$ 20 a R$ 100. Na mesma unidade prisional, também é realizado o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da união entre as secretarias da Justiça e da Educação.




Deixe seu comentário: