Projeto de robótica leva tecnologia para a população carente
O projeto visa criar 10 mil laboratórios em comunidades carentes nos próximos anos no Brasil
Uma transformação social por meio da tecnologia robótica. Assim é o objetivo do Projeto Include, idealizado pelo Instituto Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo. O projeto de escala mundial tem no Brasil a possibilidade de inserção de 10 mil laboratórios em comunidades carentes nos próximos anos.
Todo o desenho, metodologia e instrumentos de robótica educacional estão a cargo da empresa TRON Ensino de Robótica Educativa, que nos últimos meses vem sendo a protagonista nacional da nova robótica 2.0. Ela é fundamentada pedagogicamente utilizando tecnologia open source e de primeiros princípios, além de ter um foco profissional e aplicado colocando a robótica como meio, uma linguagem, e não como fim.
“Com estas ações, o estado do Piauí tem muitos pontos a destacar. O primeiro é ser o protagonista com um méstodo e ajudar a impactar a vida de milhares de jovens que passarão uma transformação social acusada pela tecnologia; em segundo, ser mãe de uma das empresas que ajudará a organizar o cenário da educação tecnológica por meio da robótica educacional, a TRON Ensino de Robótica Educativa; e por último, participar de uma transformação mundial, em que indústrias criativas ajudam a construir um cenário mais sadio e equilibrado para geração de riquezas em Estados como o nosso”, afirma o Prof. Dr. Gildario Dias Lima, piauiense e fundador do Método TRON e da startup TRON Ensino de Robótica Educativa.
Crédito: Reprodução de internet
Pelo menos cinquenta laboratórios já serão iniciados ate o fim do semestre em seis estados brasileiros, dentre eles o Piauí, que já conta com o apoio da Universidade Federal do Piauí para apoio e acompanhamento da inserção por meio de projetos de extensão nas comunidades.
Acompanhe mais detalhes do projeto no site do instituto Campus Party o no site da TRON.