Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Out 2019 11:23 Rede Piauí de Notícias

Projeto prevê criação de sistemas regionais de coleta de recicláveis no Piauí

Estado planeja a regionalização da coleta por meio de um consórcio.


A composição de uma parceria para o estabelecimento de um sistema de coleta de resíduos sólidos foi o tema central da visita do diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), Luiz Claudio Macedo, a São João do Piauí, onde se encontrou com o prefeito do município, Gil Carlos, na sexta-feira (11), abordando também o Plano Municipal de Manejo de Resíduos Sólidos, bem como a formação de uma Associação de Catadores e Recicladores da região.

O projeto do governo visa criar sistemas regionalizados de coleta e reciclagem de resíduos no interior. "A ideia é que, ao adotar um modelo regional, um volume maior de resíduos seja gerado, e, com isso, aumente a atratividade para os compradores finais, gerando mais emprego e renda nos municípios", explica Luiz Claudio.

A ideia é realizar o projeto-piloto reunindo oito municípios da região de São João, que seria a base de operação. Assim, entre os municípios que devem participar desta primeira experiência estão, João Costa, Pedro Laurentino, Lagoa do Barro, Capitão Gervásio Oliveira, Nova Santa Rita e Campo Alegre do Fidalgo.

Com expresso apoio às iniciativas locais, o governo tem incentivado e auxiliado os gestores a elaborarem os planos municipais de gestão integrada de resíduos. O projeto do Estado planeja a regionalização da coleta por meio de um consórcio, incialmente tecido para aproveitamento de recicláveis, mas com estudos que buscam também viabilizar condições técnicas para aterros sanitários regionais.

Projeto prevê criação de sistemas regionais de coleta de recicláveis no PiauíProjeto prevê criação de sistemas regionais de coleta de recicláveis no Piauí. Foto: Iaepi



Deixe seu comentário: