Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Ago 2018 11:10 Rede Piauí de Notícias

Pronatec Voluntário oferece cursos gratuitos à população

Dentre as possibilidades, estão a formação para agente comunitário de saúde, promotor de vendas, desenhista de construção civil, representante comercial, assistente administrativo, dentre outras.


Todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos podem participar gratuitamente de cursos de capacitação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Oferta Voluntária. Para viabilizar as bolsas, o Ministério da Educação (MEC) utiliza recursos das instituições privadas de educação profissional e tecnológica, ou seja, não há qualquer custo à pasta.

Cursos disponíveis

Mais de 3 milhões de vagas foram disponibilizadas só neste ano. Dentre as possibilidades, estão a formação para agente comunitário de saúde, promotor de vendas, desenhista de construção civil, representante comercial, assistente administrativo, recepcionista, vendedor e balconista de farmácia. Além disso, há cursos de espanhol básico, inglês básico e Língua Brasileira de Sinais (Libras) básico, entre outros. Acesse a lista completa de cursos ofertados em 2018.

Essas vagas são distribuídas por meio de lotes — sendo o mais recente em março deste ano, com cerca de 550 mil disponíveis. Os cursos de formação inicial e continuada (FIC) são oferecidos às pessoas que têm o ensino fundamental incompleto. Com o foco em áreas específicas, eles duram de três a cinco meses. Podem ser feitos nas modalidades presencial ou Ensino a Distância (EaD), com certificado ao final. Já os técnicos são para quem concluiu o ensino médio. As aulas podem ter duração de um a dois anos e o aluno obtém habilitação técnica de nível médio, com certificado reconhecido em todo o território nacional.

Inscrições

As pré-matrículas podem ser feitas nas secretarias estaduais/distritais de Educação; no Ministério da Saúde; Ministério do Turismo; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ministério da Cultura; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; todos em articulação com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. As inscrições também podem ser realizadas por meio do portal.mec.gov.br/pronatec e do pronatec.mec.gov.br/inscricao.

Carta de Encaminhamento

Os alunos inscritos receberão uma Carta de Encaminhamento com os prazos e dados necessários para a realização da matrícula, que pode ser feita diretamente na instituição de ensino onde o curso será realizado. Nos cursos FIC a distância, os interessados devem acessar a plataforma de EaD da instituição.

PronatecPronatec Voluntário oferece cursos gratuitos à população.

Com informações de Ministério da Educação




Deixe seu comentário: