Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Mar 2018 15:07 Rede Piauí de Notícias

Redes de supermercados de Teresina terão fiscalização sanitária

O trabalho está sendo intensificado durante este período da quaresma


Desde ontem (12), a Vigilância Sanitária de Teresina está fiscalizando redes de supermercados do município com objetivo de avaliar os produtos mais vendidos durante o período da quaresma.

A prioridade é a fiscalização dos alimentos tipicamente mais consumidos na Quaresma e Semana Santa, como peixes, crustáceos, ovos, chocolates e outros. O órgão é vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A fiscalização conta também com a parceria de outros órgãos como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI).

A população deve ficar atenta aos produtos e aos que estão fora de condições de consumo. Caso haj algo fora das demandas o consumidor pode fazer denúncia.

Segundo a gerente de Vigilância Sanitária da FMS, Jeanyne Seba, além dos produtos estão sendo avaliados outros itens, como condições higiênicas do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, exposição, validade e características dos produtos ofertados, bem como a higiene dos atendentes. “Antes de comprar o peixe fresco, é preciso está atento ao aspecto da carne do pescado, que deve ser resistente à pressão dos dedos, devendo estar com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele. Além disso, é preciso verificar a órbita dos olhos do peixes, a cor e o odor do produto. As guelras devem estar úmidas e apresentar coloração de róseo a vermelho brilhante”, disse Jeanyne Seba.

No caso do bacalhau, peixe bastante procurado nesta época, o consumidor deve verificar se o produto não apresenta manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável. Os produtos congelados devem apresentar-se duros e sem sinais de descongelamento, e conservados em temperatura inferior a -18°C.

Os peixes devem estar acondicionados em locais limpos, protegidos de poeira e insetos. Já as sardinhas em lata devem ser evitadas caso o recipiente esteja amassado ou com a validade vencida.

Em relação aos ovos de chocolates devem manter locar com ar fresco. Os ovos de galinha devem apresentar-se limpos, sem sinais de fezes. Devem ser contido em embalagem com nome endereço do fabricante, data de validade, bem como o selo do serviço de inspeção municipal, estadual ou federal.

A orientação é que a população prefira estabelecimentos licenciados pelos serviços municipais de vigilância sanitária e compre produtos legalizados pelos serviços de inspeção. “A ingestão de alimentos em más condições de conservação pode causar sérios danos à saúde, sobretudo infecções alimentares”, alerta Jeanyne Seba.

Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a GEVISA, ligando para os telefones 3215-9102 ou 3215-9115, o atendimento funciona de segunda a sexta das 7h30 às 17h30.

*Reportagem de Helorrany Rodrigues sob supervisão de Pedro Henrique Santiago




Deixe seu comentário: