Economia Por: Redação Rede Piauí Repórter 21 Jun 2018 10:55 Rede Piauí de Notícias

Reflexos da crise: 25% dos piauienses estão com nome negativado

Em Teresina, esse número chega a quase 40%.


De acordo com informações do Serasa, 25% dos piauienses estão com o nome negativado, ou seja, 25% da população, o que corresponde a 821.752 pessoas, quase a população inteira da capital.

Em Teresina, o percentual de pessoas com o nome sujo na praça é ainda maior: 38,6%, o que corresponde a 4 em cada 10 teresinenses. São 328.588 pessoas que estão com restrição no nome por não pagar as dívidas.

divida

De acordo com especialistas, o que provoca o alto endividamento é a facilidade de crédito, porque os juros são muito altos. "Hoje, o maior problema na vida das pessoas é o cartão de crédito. Era pra ser um facilitador, mas devido à nossa cultura do consumo, acaba provocando o endividamento", explica o economista Fritz Moura.

Ele destaca ainda que outro ponto determinante para o alto nível de endividamento é a falta de educação financeira. "Vivemos numa sociedade de consumo. As pessoas, especialmente no Piauí, têm necessidade de mostrar que estão financeiramente bem e isso faz com que se endividem", diz.

Com informações do Cidade Verde




Deixe seu comentário: