Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 22 Jul 2019 09:49 Rede Piauí de Notícias

Representantes do Consórcio Nordeste conhecem Universidade Aberta do Piauí

O modelo de ensino superior à distância adotado pelo estado do Piauí foi o tema discutido durante a visita técnica que visa a criação da Universidade Aberta do Nordeste - Consórcio Nordeste.


O modelo de ensino superior à distância adotado pelo estado do Piauí foi o tema discutido durante a visita técnica que visa a criação da Universidade Aberta do Nordeste - Consórcio Nordeste. Durante todo o sábado (20), representantes dos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia conheceram o projeto, a metodologia e as ferramentas da Universidade Aberta do Piauí, a UAPI.

No primeiro momento, os representantes das secretarias estaduais de educação visitaram os seis estúdios do Canal Educação, responsável pela transmissão dos conteúdos nas 900 salas de aula que disponibiliza o curso de administração aos 120 municípios piauienses contemplados pelo programa.

A superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Lourdes Lopes, destaca que os visitantes puderam observar na prática como a mediação tecnológica permitiu ampliar o acesso ao Ensino Superior no estado. "Percebemos nos olhares que a mensagem que passamos foi importante e eles comprovaram na visita à escola exatamente o que foi discutido nos estúdios. A mediação tecnológica é realmente uma ferramenta importante e com a junção com as demais instituições, como a Uespi, conseguimos alcançar nossos alunos e fazer com que eles concluam o Ensino Superior na sua própria cidade", disse Lourdes Lopes.

Com experiência da mediação tecnológica na educação do Ceará, a Coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância - CED (Seduc-CE), Vagna Brito de Lima, destaca que este primeiro momento é importante para debater as ações que cada estado vem realizando na área de ensino à distância no Nordeste. "É interessante estarmos com representantes de vários estados do Nordeste em que houve compartilhamento de experiências, sobretudo na área que envolve estratégias de educação à distancia por meio do Canal Educação. Estamos no momento de discussão e alinhamento das necessidades especificas de cada estado, de levar este conhecimento daqui para o Ceará, e posteriormente ser discutido no consórcio", disse Vagna Lima.

representantes consórcio nordeste na universidade aberta do PiauíRepresentantes do Consórcio Nordeste conhecem Universidade Aberta do Piauí. Foto: Seduc

No segundo momento, os representantes se deslocaram até o município de Jatobá do Piauí e foram recebidos pelos 45 alunos que fazem parte da primeira turma de Ensino Superior no município. O polo da Universidade Aberta do Piauí funciona na Unidade Escolar Professor Francisco Luis de Oliveira e atende alundos da cidade polo, além dos municípios de Milton Brandão, Nazaré do Piauí e Campo Maior.

Após assistir uma aula com os estudantes e perceber, na prática, como funciona o programa, o assessor especial da Secretaria de Educação da Bahia, Nildon Carlos Santos Pitombo, definiu como positivo o saldo da visita ao programa. "A partir da visita ao Piauí, que tem uma Universidade Aberta de jurisdição estadual, a expectativa se cumpriu no sentido de vermos o nível de organização, planejamento e execução. Após ver o Canal Educação, conversar com os professores e alunos, voltamos com o sentido de dever cumprido e parabenizo o Piauí por nos oferecer esta rica experiência que se desdobra no desenvolvimento das regiões. A ideia é fazer uma rede com a mesma objetividade que o Piauí está mostrando para o Nordeste como um todo", explica o representante da Bahia.

Natural da cidade de Campo Maior, a estudante Wilsilene Pinho Barbosa escolheu fazer parte da primeira turma de Ensino Superior no município de Jatobá do Piauí. "A UAPI é uma grande oportunidade para mim e todos que sonham com o Ensino Superior e não possuem tempo de estar em uma faculdade todos os dias. Vir ao polo para estudar aos sábados, torna-se uma boa oportunidade pelos encontros acompanhados na plataforma e terminamos por estudar até um pouco mais por não ter tudo nas mãos. Então a dedicação é maior, pois a responsabilidade do estudo no curso à distancia cabe a nós", diz a estudante.

Ao término do Ensino Médio, o estudante Ferdinando Moura conseguiu passar em concurso público no estado do Maranhão, porém sentiu a necessidade de ampliar seus estudos e optou pelo ensino à distancia na UAPI. Entre trabalho e estudos, o futuro administrador destaca que a modalidade via mediação tecnológica atende sua expectativa.

"A mediação me chamou atenção pela facilidade no acesso ao curso em diferentes horários ao longo do dia, pois boa parte dos alunos tem outras ocupações como trabalho ou assistência à família. A modalidade de ensino é totalmente flexível pois trabalho no Maranhão e aos sábados venho para o polo ter as aulas, e fico até mais disponível para o estudo", disse o aluno.




Deixe seu comentário: