Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 28 Ago 2019 09:36 Rede Piauí de Notícias

Rita Benneditto é atração do FestLuso/Balada Literária nesta quarta (28)

O cantor Teófilo Lima abrirá o show da maranhense.


Uma das mais talentosas intérpretes da música brasileira contemporânea, a cantora Rita Benneditto, vai apresentar show inédito em Teresina no qual reúne as canções mais populares de seus discos, incluindo o elogiadíssimo Tecnomacumba. O show será nesta quarta-feira (28), a partir das 19h30, no Theatro 4 de Setembro, dentro da programação do Festival de Teatro Lusófono (FesLuso 2019), que este ano se junta à Balada Literária. O cantor Teófilo Lima abrirá o show da maranhense. A entrada é gratuita, mas o público precisa retirar com antecedência os ingressos. O festival teve início segunda-feira (26) e vai até sábado (31), com várias atrações. 

Rita Benneditto

 Rita Benneditto é atração do FestLuso/Balada Literária nesta quarta (28).

Com 30 anos de carreira, oito CDs lançados, dois DVDs e um single, além de participações em coletâneas e projetos culturais, Rita Benneditto tem a música como sua religião e expõe essa devoção pondo fé num som afro-brasileiro de alcance universal.

Quem for ao show vai encontrar muita brasilidade e músicas escolhidas a partir dos repertórios dos discos anteriores de Benneditto. Rita que possui como características marcantes o ritmo e a presença cênica, surpreende a todos com um mosaico sonoro onde mostra suas infinitas influências e pulsações rítmicas e melódicas.

“Minha música traz a minha verdade e o meu jeito de falar para o mundo por meio da arte. Cresci em uma  ilha, São Luís do Maranhão, cidade formada em meio à mistura de índios, negros e brancos. Cresci ouvindo reggae, forró, MPB e os ritmos e batuques do lugar. Eis-me aqui, misturada de todas essas verdades cantando pro mundo. Minha religião é a música, minha voz é meu coração", diz a cantora.

Com o tema ‘sobrevivência e resistência’, o FestLuso ocupa os Teatros 4 de Setembro e João Paulo II, o Espaço Trilhos, a Casa da Cultura, o Clube dos Diários e praça Pedro II com apresentações de renomes nacionais e internacionais. O festival apresenta trabalhos de Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique. Está ocorrendo também amostras de teatro de Teresina, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

A Balada Literária homenageia o educador Paulo Freire e o poeta piauiense Élio Ferreira. Haverá mesas de conversas com participação de Marcelino Freire, Valter Hugo Mãe, João Mello Alvim, Sérgio Vaz e vários convidados. Toda a programação do FestLuso está disponível no site oficial: www.festluso.com, Instagram (@festluso) e pagina do evento no Facebook.

O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec); e de O Boticário. Apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Sebrae, Balada Literária 2019, Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções e Eventos.




Deixe seu comentário: