Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Set 2017 15:42 Rede Piauí de Notícias

Saliceu é lançada no Campus Clóvis Moura

Foi realizada no evento a palestra do escritor piauiense Nathan Sousa sobre a poesia brasileira do século XXI


O lançamento da 2ª edição Salão do Livro do Dirceu (Saliceu) que vai ser promovido  de 20 a 22 de setembro aconteceu na noite desta quarta (13), no auditório Goethe Sandes, do Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí. O salão do livro tem esse ano como tema “A Arte existe porque a vida não basta”, em menção a citação do escritor Ferreira Gullar.

O lançamento teve a presença da Administração Superior da UESPI, escritores, docentes e alunos do campus e de escolas públicas do bairro. Foi realizada no evento a palestra do escritor piauiense Nathan Sousa sobre a poesia brasileira do século XXI, e a participação musical com o músico Dário Marreiros.

Segundo o professor, poeta e letrista, Nathan Sousa, é bastante importante viver esse momento de investimentos em salões de livros e feiras literárias. Ele que já ganhou prêmios literários, como o Prêmio Machado de Assis (2015), e destinando a vida a escrever, crê que promover a leitura é o caminho. “Quanto mais você debate, quanto mais você apresenta características da obra de um autor, mais o público vai ter interesse de buscar essa leitura”, explica.

auditório Goethe Sandes, do Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí
Auditório Goethe Sandes, do Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí. Foto: Ascom/UESPI

Esse ano, a edição homenageará o cientista político e social, Clóvis Moura, personalidade piauiense que dá nome a universidade do bairro Dirceu Arcoverde.

De acordo com o professor Pedro Pio, pesquisador e curador do acervo do homenageado, é uma honra levar o nome de Clóvis Moura para o Saliceu. “Ele tem tudo a ver com o Salão, porque ele é uma política de democratização da literatura, da escrita e do pensar. Converge também com o próprio campus que trabalha pela democratização do saber, com o bairro que tem pessoas lutadoras desde sua origem”, declara o professor de História do campus. De acordo Pedro Pio, no Saliceu o memorial do Clóvis Moura será aberto nos três turnos do evento com suporte de monitores que irão demonstrar sobre vida e obra do autor. O memorial foi colocado no campus este ano em comemoração aos 15 anos de fundação do prédio.

A pró-reitora adjunta de Ensino e Graduação, Eliene Pierote, representou o reitor na oportunidade, e falou estar agraciada com a realização de mais um salão do livro na universidade. Segundo ela, incentivar eventos como estes edificam a educação da universidade e do estado do Piauí.

 “É muito importante difundir dentro da universidade o universo da leitura, e aproximar a comunidade para esse mundo”, ressalta o diretor do campus, Renê Aquino.Salão do Livro do Dirceu
O Saliceu é o resultou de uma pacto da Uespi, da 21ª Gerência Regional de Educação, do Núcleo de Estudos e Assessoramento Político Educacional (Neape), com suporte do Governo do Estado por meio  da Secretaria do Estado de Educação (Seduc) e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da emenda do deputado estadual João de Deus.

O deputado pontua que o Salão do livro é a maior experiência que o estado desenvolve, por conta disso apoia e promove. “Tivemos uma avaliação altamente positiva do primeiro salão, agora estamos no segundo e queremos que seja melhor ainda, e acho que tem tudo pra ser. No ano passado a Uespi deu o espaço, mas agora ela faz parte da montagem de toda proposta do salão”, afirma  João de Deus. Segundo ele, é importante ter a universidade participando, porque é um ambiente democrático e rotativo. “Trazer as escolas da rede básica para apreciar o salão do livro, também é importante porque esses jovens já passam a lidar com a realidade da universidade”, declara.

De acordo com o organizador do evento, Francisco Costa, a maior meta dos salões de livros é a aproximação do livro ao leitor. “Esse ano 31 escolas públicas vão ter acesso ao salão. Todo dia vai ter ônibus disponível para trazer as crianças para o salão, além dos alunos de escolar particulares e a comunidade do bairro”, afirma.

A programação do Saliceu terá palestras, oficinas, lançamento de livros, saraus poéticos, narração de histórias, shows musicais e bate-papos literários. O professor Wellington Soares, organizador do salão, afirma que nos saraus literários cada noite haverá um grupo de Teresina se apresentando com um tema específico. “Como é o caso do Tensão, Tesão, Criação do Demétrios Galvão e João Henrique. Vamos ter o Machado Júnior e o Toti, vamos ter atrações musicais. Já estão confirmadas a banda Top Gun, o Teófilo Lima e a Bia os Becks”, pontua.

O professor Werton Costa, será um dos docentes da Uespi que marcará presença no evento, ele e membros da União de Escritores do Itararé, apresentarão a roda de conversa Espaços e Tempos da Literatura. “Vamos fazer uma discussão que vai ligar o saber acadêmico ao saber popular, e falar da contribuição da história e geografia para literatura e vice-versa”, explica o professor de Geografia do campus.

O Saliceu estará presente no evento  nomes do cenário nacional, como Ana Miranda, Salgado Maranhão, Celso Borges e Beto Ehongue, além de escritores locais como Cineas Santos, Feliciano Bezerra, Pedro Pio, Shirley Alves, e demais.

Da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: