Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 17 Dez 2018 16:17 Rede Piauí de Notícias

SAMU de Teresina orienta que o telefone correto para acionar o serviço é o 192

Muitas pessoas em situação de urgência estão ligando para solicitar ambulância para o número errado.


Para solicitar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nos casos de urgência e emergência, a população deve ligar exclusivamente para o telefone gratuito 192. O alerta é da diretora geral, Francina Amorim, após detectar que muitas pessoas em situação de urgência estão ligando para solicitar ambulância para o número errado, que é o telefone fixo da secretaria, setor responsável por resolver apenas assuntos administrativos.

“A secretaria do SAMU tem atendido cerca de 5 ligações por dia pedindo ambulância. As pessoas, que estão em situação de urgência, acabam perdendo tempo, porque os funcionários ainda irão orientá-las a ligar para o telefone 192. Ao ligar para o 192, a pessoa aciona a Central de Regulação e médicos reguladores classificam se é necessário o envio de ambulância básica, avançada ou se fazem apenas orientações médicas.”, informa Francina Amorim, diretora geral.

SAMU

 SAMU de Teresina orienta que o telefone correto para acionar o serviço é o 192.

O SAMU é um programa do Governo Federal, gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que presta socorro em casos de urgência e emergência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Atualmente, conta com 8 ambulâncias de suporte básico, 3 de suporte avançado e 4 motolâncias, que ficam estrategicamente distribuídas na capital piauiense para facilitar a locomoção.




Deixe seu comentário: