Brasil Por: Redação Rede Piauí Repórter 06 Set 2021 14:11 Rede Piauí de Notícias

São Paulo começa a aplicar dose adicional contra Covid

A aplicação da dose adicional para pessoas com 90 anos ou mais acontecerá até o dia 12 de setembro.


A cidade de São Paulo inicia nesta segunda-feira (6) a aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 90 anos que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses. Também nesta segunda, crianças e adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidades começam a ser imunizados.

A vacinação será suspensa nesta terça-feira (7), devido ao feriado de Independência, e será retomada na quarta-feira (8).

A aplicação da dose adicional para pessoas com 90 anos ou mais acontecerá até o dia 12 de setembro. Os idosos que pertencem a este grupo devem comparecer a uma unidade de saúde com o comprovante de vacinação (ciclo completo), documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os idosos acamados em domicílio receberão a vacina pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do usuário. O mesmo acontecerá com pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos e a população indígena aldeada na cidade de São Paulo.

"A vacinação deste público será realizada com vacina que estiver disponível no momento na unidade", afirma, em nota, a secretaria.

A expectativa da prefeitura é de que 52 mil pessoas sejam vacinadas neste primeiro grupo etário.

Apesar da orientação do governo federal para que sejam usadas apenas as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca como terceira dose, as cidades do estado de São Paulo aplicarão também Coronavac.

Segundo o secretário municipal da saúde, Edson Aparecido, a cidade passará a priorizar o uso da Pfizer para a terceira dose a partir do dia 15 de setembro, que é quando o Ministério da Saúde disponibilizará novas doses aos estados.

A dose adicional para idosos acima de 90 anos também estará disponível em todas as cidades paulistas, segundo o calendário do governo do estado. Os grupos serão escalonados por faixas etárias e priorização dos mais velhos.

Segundo o calendário estadual, neste mês de setembro, entre os dias 6 e 12, receberão a dose adicional quem tem 90 anos ou mais, totalizando 148,7 mil pessoas. Dando sequência ao reforço da vacinação, entre 13 e 19 de setembro, serão alcançados mais 231,7 mil idosos na faixa etária de 85 a 89 anos.

Até este sábado (4), pouco mais de 15 milhões de pessoas já foram vacinadas na capital paulista.

Adolescentes Adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidades começam a ser vacinados contra a Covid-19 nesta segunda-feira (6) na cidade de São Paulo.

Toda a rede estará aberta para a vacinação desses grupos e todos aqueles já contemplados, inclusive para a segunda dose, já que ao menos 282 mil pessoas ainda não apareceram para tomar a dose de reforço, segundo balanço de 24 de agosto divulgado pela prefeitura.

A vacinação acontece nas 468 UBSs e 82 AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, com funcionamento das 8h às 18h, segundo Secretaria Municipal de Saúde.

Para ser imunizado, o adolescente deve estar acompanhado pelos pais ou responsáveis. Em caso de ausência, o adolescente deve estar com um adulto e precisa apresentar autorização assinada por um responsável. Um modelo está na página Vacina Sampa (bit.ly/vacinasampa).

É obrigatório apresentar documentos pessoais de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS, além de um comprovante de residência no município de São Paulo, que pode ser impresso ou digital. No caso dos adolescentes são aceitos documentos em nome dos pais.

Segundo a prefeitura, o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

O site De Olho na Fila mostra a movimentação nas unidades da rede de imunização da capital, com intuito de evitar longas filas de espera e aglomerações. Todos os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.

Fonte: Folhapress




Deixe seu comentário: