Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 30 Ago 2017 09:35 Rede Piauí de Notícias

Secretaria de Saúde alerta sobre cardiopatia congênita

A doença que já matou 18 crianças neste ano, altera a estrutura do coração e atinge principalmente bebês


Acontece nesta quarta-feira (30), uma Audiência Pública com o tema: morte de crianças vítimas da Cardiopatia Congênita.

Mutirões de cirurgia de cardiopatia congênita se iniciam no mês de setembro, o Secretário de Estado de Saúde (SESAPI), Florentino Neto, anunciou que dia 22 de setembro a inicia a primeira etapa das ações. O anúncio foi emitido em uma reunião com o secretário municipal de saúde, Silvio Mendes, nesta quarta-feira (29).

reuniao
A ocasião contou com  Silvio Mendes, Florentino Neto e o médico Paulo Cortelazzi do Hospital São Paulo / Foto: ASCOM SESAPI
 

Os mutirões vão contar com uma equipe de médicos especializados em cardiologia pediátrica do Instituto do Coração do Pernambuco. "Até o final do ano, nossa meta é atender 20 crianças, restabelecendo a saúde e dando mais qualidade de vida para elas, como também para toda família", destacou Florentino.

Florentino Neto informa que os bebês passaram pode uma nova triagem, com consultas realizadas e exames de imagem. Procedimentos feitos com parceria da Fundação Municipal de Saúde.

A doença

Cardiopatia congênita altera a estrutura do coração antes mesmo do nascimento. Essa alteração ocorre quando o feto está se desenvolvendo no útero e pode afetar de 1 em cada 100 crianças, segundo American Heart Association. Segundo dados da sociedade brasileira de cardiologia no Brasil nascem em torno de 23 mil crianças com problemas no coração e, 80% precisam de algum procedimento cirúrgico.

Fatores de risco como Hereditariedade, Doenças cromossômicas como síndrome de Down, Síndrome de DiGeorge, rubéola, diabetes durante a gravidez, entre outras podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Informações SESAPI




Deixe seu comentário: