Saúde Por: Pedro H. Santiago Repórter 11 Jan 2018 10:12 Rede Piauí de Notícias

Secretaria de Saúde planeja início de mutirões de cirurgias de catarata

A meta é que mais de 7 mil pessoas sejam beneficiadas no ano de 2018


Ontem, 10, o secretário de Saúde, Florentino Neto, se reuniu com sua equipe e o deputado estadual, Assis Carvalho, para tratar do investimento no Multirão de Cirurgias Eletivas, através de emenda parlamentar no valor de R$ 5,5 milhões.

A previsão, segundo o secretário, é que neste primeiro trimestre, os hospitais iniciem a executar o calendário de atendimento e realização das cirurgias. A meta é que mais de 7 mil pessoas sejam beneficiadas. “Nós estamos programando esses mutirões para que a gente possa realizar muito mais. O deputado Assis Carvalho colocou uma emenda de R$ 5,5 milhões e tivemos um diálogo com o ministro da Saúde Ricardo Barros e com senador Ciro Nogueira, que se comprometeram a complementar esse recurso, para que a gente possa atingir a todos que necessitam de cirurgia catarata no estado do Piauí”, justificou Florentino.

Hospital Regional de Corrente
O Mutirão realizou mais de 250 procedimentos entre cirurgia de catara na região litorânea do estado /Crédito: Cidade Verde

No ano passado, o Mutirão de Cirurgias Eletivas realizou, em dez hospitais regionais, mais de 600 cirurgias de catarata, um percentual de 30% do total de 2.053 cirurgias em diversas áreas. Quatro hospitais realizaram os procedimentos: Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes; Regional Júlio Hartman, em Esperantina e Gerson Castelo Branco, em Luzilândia.

Na próxima quarta, dia 17, técnicos da Secretaria de Saúde devem ser reunir para apresentar o formato e os hospitais que deverão realizar dos mutirões de cirurgias de catarata.

Segundo dados, mais de 350 mil pacientes piauienses, com um perfil acima dos 60 anos, estão com catarata.




Deixe seu comentário: