Economia Por: Redação Rede Piauí Repórter 19 Abr 2018 10:56 Rede Piauí de Notícias

Serasa dá dicas de negociação e de como evitar dívidas para quem está inadimplente

Cartão de crédito continua sendo grande vilão .


Os piauienses estão mais disciplinados quando o assunto é fazer dívidas. O Estado registou uma diminuição no número de inadimplentes comparado com a média nacional. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada em janeiro de 2018, aproximadamente 60% das famílias brasileiras estão endividadas, situação que se agravou com a crise econômica e financeira sentida em todo o país nos últimos anos. 

dívidas
O principal responsável por deixar os brasileiros em débito com o pagamento de suas contas é o cartão de crédito. (Foto: Internet)

Um balanço divulgado pela Federação do Comércio do Piauí (Fecomércio) revelou que 13% dos teresinenses estão em débito com o pagamento de suas contas, sendo que 5% deles já são considerados inadimplentes, quando os consumidores acumulam dívidas de 3 meses. Os municípios do região Nordeste do Brasil são os que possuem menor número de endividados porque ainda há uma parcela muito grande de pessoas que não possui acesso ao crédito. 

O principal responsável por deixar os brasileiros em débito com o pagamento de suas contas é o cartão de crédito. Muita gente ainda insste em usar o cartão para fazer dívidas em razão da maneira prática e fácil de fazer despesas. A comodidade proporcionada pelo cartão de crédito faz o consumidor extrapolar os gastos, gerando dívidas difíceis de serem pagas. 

A Rede Piauí de Notícias traz agora sugestões de como negociar e evitar novas dívidas para quem está inadimplente. 

1. Estabeleça um limite de quanto você pode pagar

O objetivo é sair das dívidas, certo? Então, já sabendo o quanto poderá pagar, defina um valor limite para negociar e não assuma um compromisso com o qual não possa arcar.

2. Neste limite, considere os imprevistos

Todos nós costumamos acreditar no melhor cenário e, por isso, raramente prevemos um “plano B” para cobrir os eventuais imprevistos. Gastos com reforma, perda do emprego, consertos no carro e doenças na família são causas comuns do atraso no pagamento das contas. Quando planejar o pagamento de dívidas, reserve um valor mensal para cobrir novos imprevistos que poderão surgir. Seja cauteloso e previna-se de novas dívidas desnecessárias.

3. Defina sua estratégia de negociação das dívidas

Antes de fazer a negociação com o credor, pense nos argumentos que irá apresentar e leve todos os documentos comprobatórios. Faça uma lista de perguntas que você poderá fazer antes de assinar a negociação.

4. E como evitar novas dívidas?

-Não aceite o crédito fácil que algumas instituições ofertam com taxas maiores.

-Mantenha a sua planilha financeira sempre atualizada.

-Busque equilibrar as despesas e receitas, cortando os excessos.

-Reserve pelo menos 5% da sua renda mensal para imprevistos, mesmo enquanto paga dívidas.

-Evite fazer novas dívidas quando entrar dinheiro extra como 13º ou rescisão.

-Use esse dinheiro para quitar dívidas atuais, poupe para imprevistos ou junte para comprar à vista.

Reportagem de Ryan Andrade, supervisão de Pedro Henrique Santiago, com informações do Serasa Experian.




Deixe seu comentário: