Economia Por: Redação Rede Piauí Repórter 08 Mar 2021 13:38 Rede Piauí de Notícias

Setor de Hortigranjeiros será revitalizado e potencializado em Teresina

Sérgio Vilela, coordenador das Câmaras Setoriais, garantiu que todas as hortas comunitárias e campos agrícolas serão revitalizados.


Em reunião na tarde da última sexta-feira (05), a Câmara Setorial dos Hortigranjeiros do Piauí discutiu algumas das principais necessidades das comunidades de Teresina. Segundo o coordenador das Câmaras Setoriais do Piauí, Sérgio Vilela, Teresina possui grande potencial para aumentar a produção agrícola e será feito um trabalho em conjunto de órgãos federais, estaduais e municipais para atingir esse objetivo.

Sérgio Vilela

Sérgio Vilela, coordenador das câmaras setoriais do Piauí. 

Representantes do setor produtivo de Teresina também participaram da reunião e elencaram alguns pontos que precisam de melhorias: necessidade de assistência técnica, de abatedouro para as galinhas caipiras e a falta de água para irrigação em algumas localidades. 

Ainda de acordo com Sérgio Vilela, as comunidades serão contempladas com 60 Sisteminhas Embrapa, uma unidade de processamento de peixe, um abatedouro de aves, reestruturação das hortas comunitárias e dos campos agrícolas e ampliação áreas produtivas dos assentamentos. “Vamos investir nos assentamentos do Incra e do Interpi, nos campos agrícolas da prefeitura e nas hortas comunitárias dos bairros. Vamos fazer irrigação, preparar o solo, oferecer adubo, assistência técnica e garantir a venda dos produtos para os governos federal (Conab), estadual (SAF) e municipal (Semec)”, afirmou o coordenador. 

Ficou alinhado, ainda, que uma nova reunião será realizada daqui a 15 dias para determinar as prioridades do setor e para eleger a diretoria da Câmara Setorial dos Hortigranjeiros. A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) fará ainda o levantamento das demandas do Cinturão Verde e a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Teresina (SDR) organizará a demanda das áreas produtivas da capital. 

Conforme o coordenador, os recursos financeiros serão realizados na produção de hortaliças, legumes, peixe, galinha caipira e outros produtos que sejam solicitados pelos órgãos públicos que irão comprar.

Os recursos para essas melhorias serão provenientes do governo do Estado através do programa Pro-Piauí, da Prefeitura de Teresina, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e das secretarias municipal e estadual de educação, com os recursos da alimentação escolar.




Deixe seu comentário: