Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Jun 2019 15:32 Rede Piauí de Notícias

Surto de malária em Joca Marques está controlado, afirma Secretaria de Saúde

Ao todo, 40 casos foram notificados e 6 foram confirmados.


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (13) que os casos de malária que foram notificados na cidade de Joca Marques, região Norte do Piauí, foram controlados. Ao todo, 40 casos foram notificados e 6 foram confirmados.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, uma força-tarefa foi enviada ao município. “No momento em que fomos alertados sobre esses casos de malária, determinamos o envio de uma força-tarefa para o município, para orientar a população e tratar aqueles que haviam se contaminado”, declarou Florentino Neto.

Além da equipe multiprofissional, a Sesapi também disponibilizou o carro fumacê, para dedetizar o município. “Numa segunda etapa vamos está utilizando uma dedetização intradomiciliar e, com isso, vamos imunizar a região”, esclareceu Alderico Tavares, superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi.

Um dos casos foi diagnosticado em um trabalhador que havia viajado ao estado do Pará. “Sabemos que em algumas localidades daquela região há uma endemia dessa doença e essa pessoa viajou para lá a trabalho”, explicou o superintende.

Desde a intervenção da Secretaria de Estado da Saúde, que começou há uma semana, a cidade de Joca Marques não apresentou mais nenhum caso de malária. “Registramos 40 casos suspeitos e desses apenas seis foram confirmados. Podemos confirmar que está contido o surto na região”, disse o superintende.

malária surto joca Marques PiauíSurto de malária em Joca Marques está controlado, afirma Secretaria de Saúde. Foto: Reprodução/Portal Dráuzio Varella

Malária

A malária é causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do Anopheles. Por isso, a principal forma de transmissão é a picada do mosquito.

A doença não é contagiosa e uma pessoa doente não é capaz de transmitir a malária diretamente para outra. Quem apresentar os sintomas - que são febre alta, dor de cabeça, tremedeira e calafrios - devem procurar uma unidade de saúde. A malária tem tratamento gratuito ofertado em toda rede de saúde. Em caso de confirmação, o paciente deve seguir de forma correta o uso do medicamento para que não piore da doença.




Deixe seu comentário: