Educação Por: Redação Rede Piauí Repórter 20 Ago 2019 14:28 Rede Piauí de Notícias

TCE escolhe educação de Teresina para pesquisar exemplos de boas práticas

A ideia é mapear o desempenho das redes de Ensino Fundamental e identificar práticas que podem ser replicadas para elevar o nível em todo o Brasil.


O Tribunal de Contas do Estado do Piauí selecionou a Rede Municipal de Ensino de Teresina como referência para o Projeto Educação que Faz a Diferença, uma iniciativa dos tribunais de Contas do Brasil para ajudar na melhoria do desempenho da educação no país. A ideia é mapear o desempenho das redes de Ensino Fundamental e identificar práticas que podem ser replicadas para elevar o nível em todo o Brasil.

Educação Teresina

 TCE escolhe educação de Teresina para pesquisar exemplos de boas práticas.

A parceria é com a organização Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), uma proposta grandiosa para a troca de experiências. As equipes estão visitando algumas redes, verificando instalações e equipamentos, além de realizar entrevistas com secretários de Educação, supervisores e coordenadores pedagógicos, diretores de escola, professores, alunos e pais.

No Piauí, Teresina e Castelo foram as escolhidas para a pesquisa de campo. Técnicos do TCE conversaram com o secretário municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, para entender melhor as estratégias utilizadas na capital, que é a número um em educação no país. O TCE quis saber detalhes sobre orçamento, gestão, infraestrutura, formação de professores, avaliação, entre outros aspectos que dão destaque à rede. A equipe também deve visitar duas escolas municipais para fazer anotações pertinentes à pesquisa.

“Trabalhamos com planejamento estratégico, então sabemos aonde queremos chegar e quais caminhos trilhar para isso. As conquistas são fruto de muitos anos de trabalho, e temos orgulho de compartilhar essa trajetória”, disse o secretário Kleber Montezuma.

Segundo o Tribunal de Contas, a segunda etapa terá foco na identificação de estratégias comuns adotadas pelas redes que conseguem resultados positivos para que possam servir de exemplo. Ao final do ano, a sociedade deve ter acesso a um relatório completo, que também vai reafirmar a qualidade do ensino das redes participantes.

Homenagem ao secretário

O secretário municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, recebeu outra boa notícia do Tribunal de Contas do Estado Piauí. Ele será um dos homenageados na Sessão Solene comemorativa aos 120 anos da instituição, no dia 30 de agosto. A homenagem, segundo o presidente Abelardo Pio Vilanova, é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao TCE/PI.




Deixe seu comentário: