Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 25 Abr 2019 11:28 Rede Piauí de Notícias

Teatro João Paulo II comemora Dia Mundial da Dança em Teresina

A programação reúne atrações como Cordão Grupo de Dança; Balé Jovem do Piauí; Cypher de Breaking; Balé da Cidade de Teresina, entre outras.


Segunda-feira (29), é comemorado o Dia Mundial da Dança e o Teatro Municipal João Paulo II prepara uma comemoração especial. As apresentações começam às 16h30 e serão realizadas em frente ao teatro, que marca o projeto Dança no Calçadão Cultural.

A ideia é comemorar a importância da data e contemplar a grande região do Dirceu Arcoverde. A programação reúne atrações como Cordão Grupo de Dança; Balé Jovem do Piauí; Cypher de Breaking; Balé da Cidade de Teresina, com “Corpônica”; Ita Dança, com “7 Flechas o Pai da Mata e Dança de Salão”. Das ações dos laboratórios do Teatro, apresentam-se resultados das Oficinas Artísticas, com o Grupo Alfabetização do Corpo/Terceira Idade e seu Dança-Teatro “Binquedo Dançante”; a Oficina de Dança Contemporânea atua com a coreografia “Encontros”.

Dia Internacional da Dança

 Teatro João Paulo II comemora Dia Mundial da Dança em Teresina.

De Residentes, Instrutores e Convidados, os trabalhos “Aula de Zumba”, com Marcinho; “Sou eu Sim!”, de Elizabeth Báttali & Déborah Radassi; Núcleo Piauiense de Danças Urbanas, com “(in)constante”; Robert Rodriguez & Ericka Teixeira, com a coreografia “Linhas” e mais a Exposição Feirinha de Artesanato, de comunidades associadas da vizinhança do local.

A data destina-se às homenagens a uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem, a dança. O Dia da Dança foi criado em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O dia 29 de abril foi escolhido como data de calendário em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse (“As Cartas Sobre a Dança”, em português).




Deixe seu comentário: