Tecnologia e Inovação Por: Thiago Andrade Repórter 06 Set 2017 17:19 Rede Piauí de Notícias

Tecnologia assistiva auxilia a vida de pessoas com deficiência

Vários programas e plataformas interativas feitas especificamente para pessoas que tem alguma deficiência


Muitos já tem conhecimento que pessoas com deficiências que usam das tecnologias para ter mais acessibilidade, porém como elas podem realmente serem aliadas no dia a dia?

A professora da FGV, Dolores Affonso, nos falou da sua experiência com a tecnologia assistiva, e como elas podem ser usadas como ferramentas e o progresso que podem trazer.
Dolores é deficiente visual e diz que desde sempre foi bastante curiosa e se interessou pela tecnologia, porém sua maior necessidade aconteceu por conta dos estudos e trabalhos. “Na escola e na faculdade foi bem difícil, pois não havia tantas tecnologias disponíveis e o acesso à informação era restrito, além do preconceito e das dificuldades em ler, escrever, participar das atividades esportivas, etc.”, mas embora as dificuldades, Dolores começou a inovar e buscar novas maneiras de fazer seu trabalho e sua vida mais fáceis e foi nessa descoberta que ela deparou com a tecnologia assistiva.

“Quem descobre o potencial da tecnologia para a inclusão fica maravilhado” e destaca ferramentas que simplificam bastante a vida dos usuários, como aplicativos para dispositivos móveis que escaneiam textos e os transformam em áudio para deficientes visuais, computadores comandados pelos olhos para pessoas com paralisia, sistema na casa que permite controlar as luzes, eletrodomésticos com voz, entre outros.

plataformas interativas feitas especificamente para pessoas que possuem alguma deficiência
Plataformas interativas feitas especificamente para pessoas que possuem alguma deficiência Foto:Reprodução da internet.

 Quem partilha dessa idéia é o ativista e empreendedor Hamilton Oliveira, tetraplégico há mais de cinco anos e usuário das tecnologias assistivas. Em seu blog, ele anuncia vários programas e plataformas interativas feitas especificamente para pessoas que possuem alguma deficiência, além de divulgar a associação da tecnologia para a inclusão com a do entretenimento: “videogames, jogos e aplicativos são uma excelente alternativa para desenvolvimento neuromotor e psicossocial, seja com foco na reabilitação e recuperação ou apenas diversão”.

novas maneiras de fazer seu trabalho e vida mais fáceisNovas maneiras de fazer seu trabalho e vida mais fáceis Foto: Reprodução da internet. 

Conquanto esses avanços, Dolores e Hamilton compreendem que o espaço para as tecnologias assistivas no mercado ainda é reduzido. Além da ausência de divulgação e informação, muitos aparelhos são caros, o que acaba complicando a inclusão dos usuários. “A população está envelhecendo e a preocupação com a maioridade é de interesse de todos, afinal, todos queremos chegar ao fim da vida com independência e autonomia, assim acredito eu que lesões medulares como a minha terão um impacto ínfimo daqui a 10 anos comparado à realidade atual” declara Hamilton, “casas totalmente acessíveis e tecnológicas, cadeiras de rodas guiadas por pensamento, implantes cerebrais e neuromoduladores que devolvem movimento a membros paralisados...” são muitos equipamentos possíveis, e boa parte deles já são ou estão virando realidade, refletindo em um crescimento deste cenário no Brasil e no mundo.
Pensando na inclusão e na independência, Hamilton criou seu blog, CASADAPTADA que trata sobre estes e temais temas relacionados a acessibilidade, como tecnologia, esportes, legislação e entretenimento. O blog da Dolores também aborda o tema com seriedade e simpatia, além de falar sobre negócios, marketing digital e recursos humanos.

Da Redação RPiauí




Deixe seu comentário: