Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 09 Ago 2019 15:57 Rede Piauí de Notícias

Teresina aprimora o serviço de exames com nova sede do laboratório Raul Bacellar

Os exames englobam as áreas de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, sorologia, citologia oncótica, urinálise, parasitologia, baciloscopia, TRM e cultura para tuberculose.


Teresina recebeu hoje (09) uma nova estrutura laboratorial, de acordo com os padrões de biossegurança do Ministério da Saúde, para a realização de exames laboratoriais no Sistema Único de Saúde (SUS). É a nova sede do Centro de Diagnóstico Raul Bacellar, que agora se localiza na Rua Professor Joaquim Gomes s/n, ao lado da Praça Prefeito João Mendes do bairro Saci, zona Sul.

Laboratório Raul Bacellar

Teresina aprimora o serviço de exames com nova sede do laboratório Raul Bacellar.

O prédio vem para comportar o novo momento de mudança e modernização do laboratório, que nos últimos três anos passou por um processo de automatização e informatização do seu processo de trabalho. “O antigo prédio funcionava em situação provisória, por isso nós construímos uma sede definitiva. Ele vai atender toda a rede, seus exames, e vai trazer uma melhoria não apenas na qualidade, mas também na organização e na agilidade de todo o atendimento”, comentou o prefeito Firmino Filho.

O laboratório Raul Bacellar realiza uma média de 220 mil exames por mês e atende toda a rede SUS em Teresina, o que inclui 90 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 10 hospitais, quatro maternidades e três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), entre outros. “Com a modernização, os resultados dos exames solicitados com urgência saem em até 3 horas. Já os de rotina estão disponíveis em até três dias. Qualquer usuário pode acessar o resultado de seu exame por meio do site da Fundação Municipal de Saúde”, ressaltou o presidente da FMS Charles da Silveira.

Os exames englobam as áreas de bioquímica, hematologia, imunologia, hormônios, sorologia, citologia oncótica, urinálise, parasitologia, baciloscopia, TRM e cultura para tuberculose. Além disso, o laboratório é também um grande processador de dados de saúde imprescindíveis ao gerenciamento das ações estratégicas em saúde pública do Piauí.

A nova estrutura também vai trazer mais segurança e melhores condições para seus funcionários, como comenta a diretora Evelma Vasconcelos. “Com nossa nova sede poderemos atender ainda melhor a rede. Além de nossos profissionais estarem trabalhando em ambiente adequado com todos os Equipamentos de Proteção Individual”, afirma. Durante a solenidade, o promotor Eny Marcos Vieira frisou a importância da obra para a saúde municipal. “Dignidade para quem trabalha e segurança para o paciente, ao dar um resultado fidedigno sobre aquela patologia”, disse.

Informatização

Atualmente o Laboratório Raul Bacelar conta com uma equipe de 135 colaboradores nas mais diversas áreas, como administrativa, técnica laboratorial e bioquímica. No total dos postos de coleta do Raul Bacelar, todos estão informatizados, imprimindo os resultados na própria unidade, bem como o usuário pode acessar estes resultados em qualquer computador. Para que o paciente visualize seu exame basta acessar o site da FMS através do endereço http://fms.teresina.pi.gov.br/resultados_de_exames ou ainda pelo site  www.pulsesaude.com.br .

“Quando ele sai da sala de coleta ele recebe um usuário (localizador) e senha para que possa ter acesso ao resultado de seus exames. É fácil e rápido e faz com que o paciente não precise ir à unidade de saúde várias vezes ver se seus exames estão prontos. O paciente ainda pode imprimir o resultado, de casa, ou na própria unidade de saúde”, finalizou a diretora do laboratório.




Deixe seu comentário: