Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 11 Jun 2020 12:13 Rede Piauí de Notícias

Teresina bate recorde e contabiliza 12 mortes por COVID-19 em um dia

Na última terça-feira (09), Teresina registrou 1.514 atendimentos por síndromes gripais na rede pública e privada.


Teresina bateu o recorde e contabilizou 12 mortes por COVID-19 em um dia. O dados são do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da última quarta-feira (10).

O total de mortes por Covid-19 agora chegou a 162 na capital. Ainda segundo o painel, o município registrou 143 novos casos, e agora contabiliza 3.773 desde o início da pandemia.

Dentre estes 12 óbitos, três ocorreram nesta quarta, sete mortes são de terça-feira (09) e mais dois aconteceram no mês de maio. 10 dos 12 pacientes tinham acima de 70 anos, oito eram diabéticos e 10 eram hipertensos. Apenas uma pessoa não apresentava nenhuma comorbidade.

As zonas com maior ocorrência foram Sul e Norte (quatro casos em cada uma), seguidas da zona Sudeste (dois casos), zona Leste e Centro (um caso em cada zona).

Isolamento social e aumento no número de atendimentos por síndromes gripais

Ainda de acordo com dados da Prefeitura de Teresina, na última terça-feira (09), Teresina registrou 1.514 atendimentos por síndromes gripais na rede pública e privada. Com baixos índices de isolamento social, o número tem apresentado um aumento desde o último domingo (7), quando foram registrados 1.040 atendimentos.

Teresina registrou na terça-feira (09) uma variação de 41,3% e 52,2% no índice de isolamento social. Os números apresentados pelos dois indicadores revelam que a taxa de distanciamento na capital permanece bem abaixo do percentual mínimo recomendado para diminuir a disseminação do novo coronavírus, que é de 73%. Além disso, eles refletem na quantidade de casos e óbitos decorrentes da Covid-19.

“Continuamos pedindo que a população fique em casa e só saia em caso de extrema necessidade, para que possamos melhorar os índices de isolamento. Teresina vem apresentando taxas muito abaixo do que recomendam a Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais autoridades sanitárias. Precisamos cumprir as orientações para diminuir a propagação do vírus e frear o avanço da pandemia na cidade”, reforçou a enfermeira Wesllany Santana, uma das coordenadoras do COE.

HUT leitos de covid ocupadosTeresina bate recorde e contabiliza 12 mortes por COVID-19 em um dia. (Reprodução)



Deixe seu comentário: