Cultura Por: Redação Rede Piauí Repórter 15 Mai 2019 11:44 Rede Piauí de Notícias

Teresina inicia programação da Semana Nacional de Museus na Casa da Cultura

A Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é realizada em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.


Acontece nesta quarta-feira (15), às 16h, na Casa da Cultura, a palestra “A dança como uma tradição viva”, ministrada pela diretora do Balé da Cidade de Teresina, Chica Silva. O evento faz parte da programação especial da 17ª Semana Nacional de Museus que é realizada em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio.

Realizada no formato de conversa, a palestra trata sobre a dinâmica que Chica Silva vivencia no balé, focando em como é para manter e organizar uma instituição voltada para a dança. “Vamos alimentar o que as pessoas esperam. É sobre o que tem além de uma apresentação já pronta, linda e maravilhosa, com figurinos e iluminação. Será acerca dessa estruturação, essa liderança de como a gente se coloca em relação as outras pessoas que trabalham com isso. Será um forma de aproximar a companhia e a população”, diz.

A Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é realizada em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Nesta edição, mais de 1.000 instituições culturais em todo o país oferecem várias atividades especiais como, por exemplo, visitas, palestras, oficinas, exibição de filmes entre outras.

Como foco principal, o evento visa exaltar a importância que esses espaços têm para a cidade, já que são agentes de inovação e de transformação social. Para Noé Filho, gerente de patrimônio histórico e cultural da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, essa edição irá ajudar na popularização desses núcleos culturais. “Esse é um acontecimento maravilhoso, com uma programação bem interessante para essas entidades que contam com grandes acervos, tornando-os ainda mais atrativos. Dessa forma, conheceremos a nossa história e conseguiremos traçar novos rumos e caminhos, desenhando um novo futuro”, conta entusiasmado.

A 17ª Semana Nacional de Museus é realizada de forma intercalada na Casa da Cultura, localizada na Rua Rui Barbosa, e no Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, situado na Rua Olavo Bilac, Centro.

casa da culturaTeresina inicia programação da Semana Nacional de Museus na Casa da Cultura. (Reprodução)



Deixe seu comentário: