Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 03 Jul 2019 09:53 Rede Piauí de Notícias

Teresina possui programa que castra cães e gatos gratuitamente

Somente entre janeiro e maio de 2019, 323 procedimentos já foram realizados. Saiba como conseguir a castração gratuita do seu animal:


Entre os meses de janeiro e maio de 2019, 323 animais foram castrados gratuitamente em Teresina. O programa de castração de cães e gatos em Teresina é uma realidade desde 2016, após convênio firmado entre a Fundação Municipal de Saúde e o Hospital Veterinário (Universidade Federal do Piauí).

O principal benefício da castração é o controle reprodutivo dos animais. “Esse procedimento evita crias indesejadas, contribuindo para diminuir a quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. Menos animais sem dono significa menos risco de transmissão de zoonoses”, explicou a gerente da Gerência de Zonooses da FMS, Oriana Bezerra.

Além do controle reprodutivo, a castração é capaz de evitar doenças. "Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%", é o que afirma a organização World Animal Protection.

Ainda de acordo com a organização, em machos a castração reduz os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal. 

Em relação ao comportamento dos animais, a castração diminui a demarcação de território, pode deixar o animal mais dócil e reduz a frustração. 

Para conseguir a castração gratuita em Teresina, o dono do animal deve ir à Gerência de Zoonoses e levar os documentos necessários:

  • - comprovante de residência
  • - RG
  • - Algum comprovante de situação de vulnerabilidade
  •  

“O programa prioriza famílias com até um salário mínimo, pessoas em situação de vulnerabilidade social (que tenham moradia inadequada, estejam desempregados ou residindo em áreas de situação de risco epidemiológico) e também aquelas inscritas em programas sociais do Governo Federal”, explicou Oriana.

Dotinha - castração gratuita em TeresinaTeresina possui programa que castra animais gratuitamente. Foto: @orealdotinha

 




Deixe seu comentário: