Saúde Por: Olimpio Bisneto Repórter 18 Mai 2018 13:07 Rede Piauí de Notícias

Teresina recebe doses de vacina contra H1N1

A Fundação Municipal de Saúde recebeu mais 20 mil doses em mais um lote


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu nesta sexta-feira (18) mais um lote de vacinas contra a Influenza. Desta vez foram 20 mil doses  que já estão em distribuição nas mais de 100 salas em toda Teresina.

A Campanha de vacinação segue até 1º de junho e a gerente de epidemiologia da FMS, Amparo Salmito, informou que a meta é vacinar 190 mil pessoas em Teresina.  “Teresina já recebeu um total de 200 mil doses recebidas desde o início da campanha”, acrescentou.

Vacinação Dia D
Vacinação contra H1N1 (Divulgação/Internet)

As doses gratuitas estão direcionadas para o público alvo da campanha, que inclui: crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas (como diabetes, asma e artrite reumatoide), indivíduos imunossuprimidos (como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia), portadores de trissomias (como as síndromes de Down e de Klinefelter), pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas. 

A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos. Além disso, parte desse pessoal possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão. 

A doença é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre de várias formas, incluindo tosse, espirro, entre outros.




Deixe seu comentário: