Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 14 Mai 2018 17:52 Rede Piauí de Notícias

Mulher morre no HUT e médicos suspeitam de H1N1

A vítima estava internada no HUT com pneumonia


Uma mulher, identificada como Leda Almeida Leal (31 anos), morreu neste domingo (13) e, se as suspeitas forem confirmadas, poderá ser o terceiro óbito por H1N1 em Teresina. Técnicos da saúde fazem exames para disgnosticar a causa da morte.

A vítima apresentou um quadro crítico de pneumonia não especificada e antes de falecer passou por exames para confirmar se havia adquirido o vírus.

suspeita h1n1
Leda Almeida Leal (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com informações fornecidas pela família, a mulher reclamava de dores no corpo e de cansaço respiratório. Na quinta-feira (10), ela deu entrada no Hospital do Monte Castelo, onde foi submetida a um Raio X do Tórax e exames de sangue. Posteriormente, Leda foi transferida para o HUT, com entrada registrada na sexta-feira (11), às 21h45.

A mãe da vítima, Maria da Cruz Almeida, comentou como a filha passou os últimos dias: “Ela não estava bem há alguns dias, se queixava muito de dores de cabeça, no corpo e muito cansaço. Foi algumas vezes no HUT, foi medicada, fez uso de aerosol, mas não melhorou e na quinta-feira acabou sendo internada no Hospital do Monte Castelo”, relatou.

Ainda sobre Maria da Cruz: “Os médicos só nos disseram que ela estava muito mal e precisava ir para o HUT e assim foi feito. Só que a minha filha só passou um dia lá e no sábado somente a irmã dela foi lá e conseguiu ainda ver a minha filha, já toda entubada. No domingo recebemos apenas a notícia que ela tinha morrido na madrugada”.

Segundo os familiares, a vítima além de ter asma (doença crônica) fumava muito. Deu entrada no HUT na sexta-feira (11) e em seu prontuário a assessoria de imprensa do hospital confirmou um quadro de “asmática, com gripe há 8 dias, evoluindo para pneumonia não especificada”. 

O HUT, através da sua assessoria, confirmou ainda que foi realizada a coleta de sangue para confirmar ou não o diagnóstico da gripe causada pelo vírus Influenza H1N1, suspeita ainda levantada no Hospital do Monte Castelo (local da realização da coleta).

No último sábado (12), os municípios realizaram o Dia D de combate ao H1N1. Longas filas se formaram nas unidades de saúde onde a vacina era disponibilizada e muita gente reclamou que não havia doses suficientes. A Secretria de Estado da Saúde informou que novas doses devem abastecer os locais de vacinação na próxima terça-feira. 

Ryan Andrade, com informações do Cidade Verde




Deixe seu comentário: