Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 07 Ago 2017 18:14 Rede Piauí de Notícias

Testes rápidos para sífilis em Teresina é disponibilizado em maternidade

Exame promete dar mais agilidade ao processo de alta da mãe e do bebê


A partir de hoje (07), a Maternidade Wall Ferraz está disponibilizando um novo serviço para as parturientes de Teresina: a implantação do teste rápido para detecção da sífilis.

As mães terão acesso ao resultado de forma imediata, o que vai acelerar o processo de alta. A diretora Mércia Cassandra explica a importância da implementação do teste já na maternidade. “O emprego deste teste nas maternidades tem grande vantagem, principalmente na otimização da utilização do leito, porque evita que a puérpera fique internada esperando apenas o resultado do teste de sífilis”, pontua.  

Maternidade recebe teste rápido de sífilis

Ela ainda explica que antigamente se coletava o sangue na maternidade e se transportava para a análise laboratórios de referência da capital e só então depois tomava conhecimento do resultado. “Se por algum motivo o resultado demorasse podiam ocorrer situações em que a puérpera estava de alta só aguardando o resultado, já que ela só pode ser liberada se o resultado der negativo”, conta a diretora. Isso porque, caso o resultado dê positivo, a mãe deve iniciar o tratamento contra a doença imediatamente.

Inicialmente os testes rápidos estão disponíveis apenas no setor de admissão, mas há projeto para que  em breve eles também sejam implantados no setor de internação e na sala de parto.

A sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) e o seu sintoma mais comum é um caroço ou ferida indolor no pênis, vagina ou ânus. A doença é transmitida de uma pessoa para outra através de contato direto com ferida/caroço provocada pela doença e que costumam ocorrer nos genitais externos, mas também podem aparecer nos lábios e na boca. A prática, sem proteção, do sexo vaginal, anal e oral transmite sífilis. Existe ainda a possibilidade de transmissão da mãe para o bebê durante a gravidez, chamada congênita, ou durante o parto.

Fonte: CCOM/FMS




Deixe seu comentário: