Saúde Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Nov 2017 09:53 Rede Piauí de Notícias

Três municípios do Piauí tem alto risco de surto de chikungunya

Outros trinta e sete municípios estão em risco médio no estado


O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) o resultado de uma pesquisa denominada "Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti" e os números são alarmantes para o Piauí. Dos 357 municípios de todo o Brasil que estão na "rota da dengue", o Piauí aparece com 37 cidades em situação de risco e 3 em alto risco de surto. Os números valem para casos de dengue, chikungunya e zika.

Mosquito da dengue
Mosquito da dengue sempre é motivo de preocupação no Brasil. (Foto: Reprodução).

As cidades piauienses em situações mais alarmantes, de acordo com a pesquisa divulgada, são: São Raimundo Nonato, Vera Mendes e Wall Ferraz. Nesses municípios foram encontrados criadouros do Aedes Aegypti em mais de 4% das residências familiares.

Os números foram recebidos com certa surpresa pelos representantes do setor de saúde, já que os casos de dengue apresentaram queda em todo o País. Os alertas e cuidados devem ser intensificados agora, principalmente nas cidades que apresentaram maiores proporções de risco, de acordo com Inácio Lima, técnico em Vigilância de Saúde no Piauí.

Ministro da Saúde Ricardo Barros
Ministro da Saúde, Ricardo Barros. (Foto: Governo Federal).

Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, é importante que seja feita urgentemente uma ação conjunta com estados e municípios no combate ao Aedes. "O enfrentamento ao mosquito Aedes é prioridade do Governo Federal, por isso definimos um dia de mobilização, a Sexta Sem Mosquito, quando mobilizaremos ministros de estado e autoridades locais para estarem em todos os estados do País chamando a atenção da população para a importância de combater o mosquito", reforçou Barros.




Deixe seu comentário: