Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 29 Nov 2023 12:28 Rede Piauí de Notícias

Uespi inaugura núcleo de enfrentamento à violência contra a mulher

O Núcleo será responsável por acolher, ouvir e orientar mulheres pertencentes ao corpo discente, docente, técnico administrativo e colaboradores da Uespi.


Nesta sexta-feira (24), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP – PI), inaugurou o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.  A ideia é que este espaço seja usado para acolher mulheres que enfrentam violências dentro ou fora da Universidade.

O Núcleo será responsável por acolher, ouvir e orientar mulheres pertencentes ao corpo discente, docente, técnico administrativo e colaboradores da Uespi, que enfrentam violências, a fim de encaminhá-las para as redes de apoio necessárias. 

Segundo a Psicóloga Vitória Antão, o Núcleo de enfrentamento à Violência representa um passo importante da Universidade na construção de trabalhos focados em combater a violência e promover a conscientização da comunidade acadêmica sobre este tema.

“As Universidade são espaços de construção de conhecimentos fundamentais para formação de saberes que podem refletir na consciência social sobre os direitos das mulheres. Então, ao utilizarmos estes espaços para falar e prevenir a violência, temos muito mais chances de reduzir essa triste realidade e alcançar a sociedade com nossas ideias”, destaca a psicóloga. 

A Superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP, Coronel Elizete Lima, defende que o espaço será essencial para integrar a Universidade e a Secretaria de Segurança Pública, com foco no desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o direito das mulheres.

“É de suma importância integrar esse projeto amparado pela Uespi, tendo em vista que a comunidade universitária merece essa atenção especial na área das políticas públicas e este Núcleo surge como uma forma de complementar essas iniciativas. Além disso, discutir esse tema é importante para que nós, mulheres, nos sintamos cada vez mais integradas numa sociedade que prima pela igualdade, sem misoginia, longe do machismo”, comenta a superintendente.

O vice-reitor da Uespi, Dr. Jesus Abreu, considera a iniciativa necessária, provando que a Universidade está em sintonia com a implementação de políticas públicas de proteção às mulheres.
“A partir da implementação deste núcleo, vamos alinhar nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão focados em construir iniciativas capazes de sobrepor os muros da Universidade.

Para isso, vamos trabalhar na sugestão de projetos, pesquisas e parcerias que vão colaborar na formação de políticas públicas para as mulheres. Nesse sentido, nossos profissionais se inserem como formadores de opinião e pessoas capacitadas para promover projetos que vão influenciar a sociedade”, pontua o vice-reitor.

O Núcleo terá um grupo de trabalho formado por representantes da Universidade e da Secretaria, os quais irão elaborar os instrumentos e campanhas que guiarão os participantes dos Núcleos de Enfrentamento à Violência contra a Mulher nos campi da Uespi.

Para o Reitor da Uespi, Prof. Dr. Evandro Alberto, o Núcleo chega em um momento em que a sociedade discute a importância da equidade de gênero e da ocupação das mulheres em diversos espaços, bem como a necessidade da consolidação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência.

“Nosso foco é dar mais segurança para as relações sociais de gênero na Universidade e trabalhar para construir mecanismos que nos ajudem a alcançar a equidade de gênero e garantir os direitos das mulheres. Ademais, a implementação do Núcleo possibilitará que a Uespi esteja presente nas discussões sobre a participação das mulheres em locais de poder, bem como sua participação na formação de ideias para mudar essa realidade”, destaca o reitor.

A iniciativa se fundamenta nos princípios da igualdade, segurança, respeito, inclusão e dignidade das mulheres. Os principais objetivos deste termo incluem também o funcionamento de um espaço de acolhimento psicossocial e jurídico para mulheres, que já está em atuação no Campus Poeta Torquato Neto, de segunda-feira a sexta-feira, entre 14h e 20h.




Deixe seu comentário: