Geral Por: Redação Rede Piauí Repórter 13 Set 2019 16:12 Rede Piauí de Notícias

Uespi recebe exposição do escritor e jornalista Zózimo Tavares

A exposição será realizada no mezanino do Palácio Pirajá, no período de 23 a 27 de setembro.


O jornalista e membro da Academia Piauiense de Letras Zózimo Tavares comemora seus 30 anos como escritor com uma exposição sobre a sua atividade literária. O material que conta a história dos livros e a colaboração do escritor para a literatura piauiense será exposta na Universidade Estadual do Piauí, no mezanino do Palácio Pirajá, no período de 23 a 27 de setembro.

Zózimo Tavares

 Uespi recebe exposição do escritor e jornalista Zózimo Tavares.

A exposição é organizada pelas coordenações dos cursos de Jornalismo e Letras Português e conta com a curadoria das professoras Daiane Rufino (curso de Jornalismo), Raimunda Celestina e Lucirene Carvalho (curso de Letras Português).

Intitulada “Zózimo Tavares – 30 anos de trajetória literária”, a exposição reúne, em dez painéis, fotos sobre lançamentos de livros do escritor, charges e depoimentos sobre a sua obra, além da cronologia da publicação de seus livros e de suas frases de humor.
Esta é a segunda exposição sobre a atividade literária de Zózimo Tavares. A primeira foi no Salão Internacional de Humor do Piauí, em 2006, quando frases de seu livro “Filosofia Barata” foram ilustradas por chargistas e cartunistas e transformadas em painéis expostos na Praça Pedro II, alcançando também grande visitação.

O jornalista
Zózimo Tavares é jornalista e escritor. Nasceu em 4 de abril de 1962. Viveu a sua infância e parte da adolescência em Água Branca (PI). Veio para Teresina em 1978, com 15 anos, para dar prosseguimento aos estudos, na Escola Técnica Federal do Piauí (hoje IFPI). É formado em Jornalismo pela UFPI e em Letras pela Uespi. Começou na imprensa do Piauí em 1980. Foi editor-chefe dos jornais O Dia e Diário do Povo e também da Rádio Difusora e da TV Clube (afiliada da Rede Globo), além de analista político da Rádio Pioneira.

Foi também correspondente do jornal Correio Braziliense no Piauí. Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí e foi secretário de Comunicação de Teresina. Foi também professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente, integra a equipe de jornalismo do Grupo de Mídia Cidade Verde – TV, Rádio, Revista e Portal.  É sócio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

O escritor
Iniciou sua carreira literária em 1989. Nestas três décadas publicou com regularidade livros de humor, cordel, jornalismo, literatura e biografias. Desde 2002 ocupa a Cadeira 34 da Academia Piauiense de Letras, da qual é vice-presidente. Celebra em 2019 os 30 anos da publicação de seu primeiro livro: “Falem Mal, Mas Falem de Mim”, de humor político, já em sua 3ª edição.




Deixe seu comentário: